O objetivo da Igreja

Ultimamente tenho ouvido falar em igrejas e templos. Emprega-se a palavra igreja para aquela que é estatal e templo para as outras. A palavra igreja vem da palavra grega “ecclesia”, significando, no sentido etimológico, “chamar para fora” e, no sentido simbólico, “a congregação dos filhos de Israel”. (Atos 7:39) Transferida para o corpo dos cristãos, de que a congregação de Israel foi uma figura, surgiu a palavra igreja. Igreja, portanto, é a assembleia dos cristãos. A palavra “ecclesia” foi usada, pela primeira vez, por Jesus, quando se dirigiu a Pedro, nestes termos: “Mas, também, eu te digo que tu és Pedro, pedrinha, e sobre esta Pedra, pedrona, que é a confissão que Pedro fez, edificarei a minha igreja, isto é, a ecclesia.” Jesus aplicou a palavra “igreja” para a sociedade reunida a ele e com ele. Jesus disse que onde estivessem duas ou três pessoas reunidas no seu nome, ali estaria ele. (Ubi Christus ibi ecclesia) = onde está Cristo está a igreja.
Pedro, no seu discurso feito no sinédrio, afirmou: “Seja conhecido de todos vós, …que em nome de Jesus Cristo, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são. Ele (Jesus), é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por esquina” (Atos 4:10 e 11)
Paulo, o apóstolo, entendeu da mesma forma, pois escrevendo para os cristãos de Éfeso ou para a igreja de Éfeso, disse:-“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor.”
Nós, os protestantes ou reformados, definimos de acordo com a Bíblia e temos um duplo conceito de Igreja. Um deles, pelo qual significamos a comunhão espiritual de todos os filhos de Deus na terra e nos céus, reproduzindo o conceito espiritual de Agostinho: “A igreja é o agregado de santos, a soma dos justos, o conjunto dos que foram predestinados, antes da fundação do mundo; o corpo dos eleitos.” O segundo conceito, também com base firme na Bíblia, pelo qual significamos a expressão visível, orgânica, social dessa mesma igreja, é a sociedade dos fiéis e seus filhos, instituída pelo próprio Senhor Jesus Cristo, com os objetivos certos e bem definidos de ser testemunha de Deus e de celebrar diante dos homens o culto de Deus em comum. A igreja não é uma sociedade filantrópica, embora, exerça, também essa função, porém a primordial é pregar o Evangelho de Cristo, o crucificado. Paulo diz que as boas obras foram criadas por Deus para que os cristãos andassem nelas.
Calvino, um dos pais da igreja, assim definiu a palavra igreja: “A igreja é o corpo e a sociedade dos que creem, os quais Deus escolheu para a vida eterna.” Só depois de muitos séculos é que o lugar onde as pessoas se reúnem para adorar a Deus, recebeu o nome de igreja ou templo. Foi Clemente de Alexandria, quem falou pela primeira vez de “ir à igreja”, isto no segundo século da era cristã. A palavra igreja passou a possuir um duplo sentido, como a palavra “casa” que ora significa edifício, ora, família. O objetivo principal da igreja é cultuar a Deus e anunciar as boas novas da salvação em Cristo Jesus.
Notou a diferença, caro leitor?

Últimas

UNESP aprova inauguração de Posto de Coleta de Sangue

UNESP aprova inauguração de Posto de Coleta de Sangue

Foi aprovado nesta segunda-feira (18), por decisão unânime do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de Botucatu, o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Itapetininga e a UNESP...

Gramadinho: muito além do bolinho de frango

Gramadinho: muito além do bolinho de frango

Por: Juliana Cirila Milton Cardoso Na última terça-feira, 19, foi comemorado o Dia do Artesão, uma das profissões mais antigas do mundo. A Lei 13.180 de 2015 regulamentou a profissão...

Denúncias anônimas crescem e ajudam polícia

Denúncias anônimas crescem e ajudam polícia

As denúncias anônimas feitas para a Polícia Militar alcançaram no ano passado o maior número em dez anos. De janeiro a dezembro, foram registradas 93,6 mil queixas nas plataformas oficiais,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.