O objetivo da Igreja

Ultimamente tenho ouvido falar em igrejas e templos. Emprega-se a palavra igreja para aquela que é estatal e templo para as outras. A palavra igreja vem da palavra grega “ecclesia”, significando, no sentido etimológico, “chamar para fora” e, no sentido simbólico, “a congregação dos filhos de Israel”. (Atos 7:39) Transferida para o corpo dos cristãos, de que a congregação de Israel foi uma figura, surgiu a palavra igreja. Igreja, portanto, é a assembleia dos cristãos. A palavra “ecclesia” foi usada, pela primeira vez, por Jesus, quando se dirigiu a Pedro, nestes termos: “Mas, também, eu te digo que tu és Pedro, pedrinha, e sobre esta Pedra, pedrona, que é a confissão que Pedro fez, edificarei a minha igreja, isto é, a ecclesia.” Jesus aplicou a palavra “igreja” para a sociedade reunida a ele e com ele. Jesus disse que onde estivessem duas ou três pessoas reunidas no seu nome, ali estaria ele. (Ubi Christus ibi ecclesia) = onde está Cristo está a igreja.
Pedro, no seu discurso feito no sinédrio, afirmou: “Seja conhecido de todos vós, …que em nome de Jesus Cristo, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são. Ele (Jesus), é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por esquina” (Atos 4:10 e 11)
Paulo, o apóstolo, entendeu da mesma forma, pois escrevendo para os cristãos de Éfeso ou para a igreja de Éfeso, disse:-“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor.”
Nós, os protestantes ou reformados, definimos de acordo com a Bíblia e temos um duplo conceito de Igreja. Um deles, pelo qual significamos a comunhão espiritual de todos os filhos de Deus na terra e nos céus, reproduzindo o conceito espiritual de Agostinho: “A igreja é o agregado de santos, a soma dos justos, o conjunto dos que foram predestinados, antes da fundação do mundo; o corpo dos eleitos.” O segundo conceito, também com base firme na Bíblia, pelo qual significamos a expressão visível, orgânica, social dessa mesma igreja, é a sociedade dos fiéis e seus filhos, instituída pelo próprio Senhor Jesus Cristo, com os objetivos certos e bem definidos de ser testemunha de Deus e de celebrar diante dos homens o culto de Deus em comum. A igreja não é uma sociedade filantrópica, embora, exerça, também essa função, porém a primordial é pregar o Evangelho de Cristo, o crucificado. Paulo diz que as boas obras foram criadas por Deus para que os cristãos andassem nelas.
Calvino, um dos pais da igreja, assim definiu a palavra igreja: “A igreja é o corpo e a sociedade dos que creem, os quais Deus escolheu para a vida eterna.” Só depois de muitos séculos é que o lugar onde as pessoas se reúnem para adorar a Deus, recebeu o nome de igreja ou templo. Foi Clemente de Alexandria, quem falou pela primeira vez de “ir à igreja”, isto no segundo século da era cristã. A palavra igreja passou a possuir um duplo sentido, como a palavra “casa” que ora significa edifício, ora, família. O objetivo principal da igreja é cultuar a Deus e anunciar as boas novas da salvação em Cristo Jesus.
Notou a diferença, caro leitor?

Últimas

Peça “Os malandros” estreia nesta segunda-feira

Espetáculos teatrais retornam com sucesso

Nesse final de semana, dois grupos teatrais da cidade estarão em cartaz. No Jardim Marabá, o auditório Municipal apresenta “Os Malandros”, produzido pela cia Tapanaraca Mutatis Mutandis. O musical será...

Professores dão dicas para segundo dia de provas

Professores dão dicas para segundo dia de provas

No próximo domingo (28), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 farão as provas de matemática e ciências da natureza. Para se sair bem, professores entrevistados recomendam...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga