O objetivo da Igreja

Ultimamente tenho ouvido falar em igrejas e templos. Emprega-se a palavra igreja para aquela que é estatal e templo para as outras. A palavra igreja vem da palavra grega “ecclesia”, significando, no sentido etimológico, “chamar para fora” e, no sentido simbólico, “a congregação dos filhos de Israel”. (Atos 7:39) Transferida para o corpo dos cristãos, de que a congregação de Israel foi uma figura, surgiu a palavra igreja. Igreja, portanto, é a assembleia dos cristãos. A palavra “ecclesia” foi usada, pela primeira vez, por Jesus, quando se dirigiu a Pedro, nestes termos: “Mas, também, eu te digo que tu és Pedro, pedrinha, e sobre esta Pedra, pedrona, que é a confissão que Pedro fez, edificarei a minha igreja, isto é, a ecclesia.” Jesus aplicou a palavra “igreja” para a sociedade reunida a ele e com ele. Jesus disse que onde estivessem duas ou três pessoas reunidas no seu nome, ali estaria ele. (Ubi Christus ibi ecclesia) = onde está Cristo está a igreja.

Pedro, no seu discurso feito no sinédrio, afirmou: “Seja conhecido de todos vós,…que em nome de Jesus Cristo, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são. Ele (Jesus), é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por esquina” (Atos 4:10 e 11)

Paulo, o apóstolo, entendeu da mesma forma, pois escrevendo para os cristãos de Éfeso ou para a igreja de Éfeso, disse:-“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor.”

Nós, os protestantes ou reformados, definimos de acordo com a Bíblia e temos um duplo conceito de Igreja. Um deles, pelo qual significamos a comunhão espiritual de todos os filhos de Deus na terra e nos céus, reproduzindo o conceito espiritual de Agostinho: “A igreja é o agregado de santos, a soma dos justos, o conjunto dos que foram predestinados, antes da fundação do mundo; o corpo dos eleitos.” O segundo conceito, também com base firme na Bíblia, pelo qual significamos a expressão visível, orgânica, social dessa mesma igreja, é a sociedade dos fiéis e seus filhos, instituída pelo próprio Senhor Jesus Cristo, com os objetivos certos e bem definidos de ser testemunha de Deus e de celebrar diante dos homens o culto de Deus em comum. A igreja não é uma sociedade filantrópica, embora, exerça, também essa função, porém a primordial é pregar o Evangelho de Cristo, o crucificado. Paulo diz que as boas obras foram criadas por Deus para que os cristãos andassem nelas.

Calvino, um dos pais da igreja, assim definiu a palavra igreja: “A igreja é o corpo e a sociedade dos que creem, os quais Deus escolheu para a vida eterna.” Só depois de muitos séculos é que o lugar onde as pessoas se reúnem para adorar a Deus, recebeu o nome de igreja ou templo. Foi Clemente de Alexandria, quem falou pela primeira vez de “ir à igreja”, isto no segundo século da era cristã. A palavra igreja passou a possuir um duplo sentido, como a palavra “casa” que ora significa edifício, ora, família. O objetivo principal da igreja é cultuar a Deus e anunciar as boas novas da salvação em Cristo Jesus.
Notou a diferença, caro leitor?

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga