O tempo passa rapidamente

O príncipe dos poetas parnasianos escreveu um soneto, referindo-se ao tempo que passa. No final, último terceto, como se fosse um religioso, exorta, na chave de ouro: “ Trabalhai, porque a vida é pequena, E não há para o tempo demoras! Não gasteis os momentos sem pena! Não façais pouco caso das horas! ” Num outro contexto, Paulo, desbravador do cristianismo, quando escreveu a sua carta aos efésios, advertiu: “Vede, prudentemente, como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”.
O tempo foi criado por Deus. Moisés, o cronista da criação, afirma que o Pai celeste, no terceiro dia, criou os luzeiros no firmamento dos céus para fazerem separação entre o dia e a noite e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos”. É por isso que há povos que contam o tempo usando a Lua e outros o Sol. Com o Sol e a Lua surgiram as estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Com o Sol surgiu o relógio de Sol, a ampulheta e o relógio propriamente dito. Deus concedeu inteligência ao homem e, com a sua obra criadora, incentivou as descobertas e invenções.
O tempo foi criado pelo Eterno e com o Eterno, uma vez que ele é eterno no sentido absoluto da palavra. Foi por isso que Moisés, o libertador do povo de Israel, inicia o seu livro de Gênesis, dizendo: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Princípio para nós, porque Deus é eterno. Tudo passa rapidamente para nós, embora possuamos um elemento que provém de Deus e é eterno, que é a nossa alma. Na sua oração, Moisés, inspirado pelo Criador, disse: -“Acabam-se os nossos dias como um conto ligeiro”
Salomão, o terceiro rei de Israel, discorrendo sobre o tempo fugaz, disse: “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz”.
O ser humano passa por várias fases de tempo e até do tempo de amar fogosamente e depois vem a desilusão, a tristeza e a morte, porque tudo passa nesta vida rapidamente. O rei sábio adverte: “Alegra-te na juventude, recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos, sabe, porém, que de todas estas coisas, Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidades”.
Para a vida eterna o escritor sacro admoesta: vigiai, pois, porque não sabeis o dia e a hora que o Filho do Homem, Jesus, há de voltar. No Credo apostólico, que é recitado na igreja, diz: “Creio em Jesus Cristo que há de vir para julgar os vivos e os mortos”.

Últimas

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

O ex-vereador de Itapetininga, Douglas Mateus Monari Baptista, conhecido como Douglas da Farmácia, permanece foragido, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Ele foi condenado a 10...

Corpo de homem de 21 anos é encontrado em caixa d’água no Taboãozinho

Em um mês, cidade tem cinco mortes investigadas

Itapetininga registra, dentro de um mês, cinco mortes sendo investigadas. Até o momento, quatro das cinco ocorrências estão sendo investigadas como mortes suspeitas, enquanto a quinta investigação segue sob sigilo....

Santander abre 50 vagas para programa de Trainee

O Santander abriu inscrições para a 10ª edição de seu programa de Trainee. Com início previsto para janeiro de 2025, a iniciativa contempla oportunidades de trabalho em São Paulo, em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.