Nosso Senhor Jesus Cristo foi o primeiro a empregar a palavra igreja à instituição por ele formada. Vemos isto em suas palavras dirigidas a Pedro: “Pois, também, eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. ”O termo empregado é “ECCLESIA” que provém de duas palavras gregas, como sejam: a primeira é uma preposição “EK” e quer dizer “DE”, no sentido de lugar e, “FORA DE”, também no sentido de lugar. A segunda palavra é o verbo “KALEO” que quer dizer “CHAMAR” e, no sentido bíblico, significa chamar para a participação dos privilégios do Evangelho. Já o teólogo Harper afirma que este verbo significa chamar para um ofício ou dignidade. A junção destas duas palavras forma a palavra ‘‘ECCLESIA” e significa fora da massa comum do povo. De acordo com o teólogo Berkhof a igreja é constituída de eleitos, chamados fora do mundo da humanidade. Já Thayer dá quatro significações para esta palavra: 1 – entre os gregos – Uma assembleia do povo. (Heródoto 3:142) 2 – Na septuaginta provinda da palavra “CAHAL”, no hebraico – assembleia dos israelitas, reunidos para sagrados propósitos. 3 – Algum ajuntamento ou multidão de homens reunidos para o culto. Uma comunidade de cristãos.
Guilherme Binnie, Doutor em Teologia, no Colégio da Igreja Livre, em Aberdeem, falando sobre o assunto, afirmou: “A palavra ECCLESIA, traduzida por igreja no Novo Testamento, significa ajuntamento, assembleia ou congregação. ” Cita, logo em seguida, várias significações a esta palavra que passamos a enumerá-las: 1 – a palavra ECCLESIA denota, no Novo Testamento, alguma sociedade cristã em particular, como a igreja de Jerusalém, Corinto e Galácia. 2- Noutros trechos dá-nos a entender que ECCLESIA significa uma comunidade de cristãos professos reunidos para o culto. 3 – Noutras passagens denota todo corpo de cristãos professos por todo mundo ou habitando uma certa região. 4 – A palavra ECCLESIA pode significar o corpo formado por todos quantos foram dados a Cristo pelo Pai e os quais ele apresentará sem mácula no grande dia.
Em suma, a palavra ECCLESIA denota o corpo de crentes que foram chamados para fora do mundo e que estão sobre o domínio e autoridade de Jesus Cristo, de acordo com o teólogo William Evans. A palavra ECCLESIA, só depois de muito tempo, ou seja, depois do tempo dos apóstolos é que veio denotar os edifícios em que tinham lugar as assembleias cristãs. Colocando-nos, pois, sob a direção da Palavra de Deus, nós podemos distinguir três espécies significativas, de acordo com o uso bíblico, da palavra ECCLESIA e são: igreja local; igreja como comunidade total dos cristãos dispersos por todo mundo; igreja como esposa de Cristo ou comunidade de todos os remidos, de todos os tempos e lugares. Noutras palavras é, em primeiro lugar, a reunião dos discípulos professos em Cristo, constituindo a igreja local. Em segundo lugar, a igreja é a reunião de todos aqueles que em todo lugar professam a religião cristã, esta é a igreja universal ou católica visível, pois a palavra católica é o nome que se dá para toda igreja cristã, pois o Evangelho é universal, mundial. Em terceiro lugar a igreja é composta de todos aqueles que tem sido, que estão sendo e hão de ser trazidos por meio de Cristo, esta é a igreja invisível, que é universal, católica ou mundial, como queiram dizer. Igreja presbiteriana é apenas a forma de governo, assim como congregacional, episcopal, anglicana, reformada, etc. etc. Entendeu? A igreja cristã é uma só, com nomes diferentes. Algumas são mais bíblicas do que outras, frequente as mais bíblicas.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....