Nosso Senhor Jesus Cristo foi o primeiro a empregar a palavra igreja à instituição por ele formada. Vemos isto em suas palavras dirigidas a Pedro: “Pois, também, eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. ”O termo empregado é “ECCLESIA” que provém de duas palavras gregas, como sejam: a primeira é uma preposição “EK” e quer dizer “DE”, no sentido de lugar e, “FORA DE”, também no sentido de lugar. A segunda palavra é o verbo “KALEO” que quer dizer “CHAMAR” e, no sentido bíblico, significa chamar para a participação dos privilégios do Evangelho. Já o teólogo Harper afirma que este verbo significa chamar para um ofício ou dignidade. A junção destas duas palavras forma a palavra ‘‘ECCLESIA” e significa fora da massa comum do povo. De acordo com o teólogo Berkhof a igreja é constituída de eleitos, chamados fora do mundo da humanidade. Já Thayer dá quatro significações para esta palavra: 1 – entre os gregos – Uma assembleia do povo. (Heródoto 3:142) 2 – Na septuaginta provinda da palavra “CAHAL”, no hebraico – assembleia dos israelitas, reunidos para sagrados propósitos. 3 – Algum ajuntamento ou multidão de homens reunidos para o culto. Uma comunidade de cristãos.
Guilherme Binnie, Doutor em Teologia, no Colégio da Igreja Livre, em Aberdeem, falando sobre o assunto, afirmou: “A palavra ECCLESIA, traduzida por igreja no Novo Testamento, significa ajuntamento, assembleia ou congregação. ” Cita, logo em seguida, várias significações a esta palavra que passamos a enumerá-las: 1 – a palavra ECCLESIA denota, no Novo Testamento, alguma sociedade cristã em particular, como a igreja de Jerusalém, Corinto e Galácia. 2- Noutros trechos dá-nos a entender que ECCLESIA significa uma comunidade de cristãos professos reunidos para o culto. 3 – Noutras passagens denota todo corpo de cristãos professos por todo mundo ou habitando uma certa região. 4 – A palavra ECCLESIA pode significar o corpo formado por todos quantos foram dados a Cristo pelo Pai e os quais ele apresentará sem mácula no grande dia.
Em suma, a palavra ECCLESIA denota o corpo de crentes que foram chamados para fora do mundo e que estão sobre o domínio e autoridade de Jesus Cristo, de acordo com o teólogo William Evans. A palavra ECCLESIA, só depois de muito tempo, ou seja, depois do tempo dos apóstolos é que veio denotar os edifícios em que tinham lugar as assembleias cristãs. Colocando-nos, pois, sob a direção da Palavra de Deus, nós podemos distinguir três espécies significativas, de acordo com o uso bíblico, da palavra ECCLESIA e são: igreja local; igreja como comunidade total dos cristãos dispersos por todo mundo; igreja como esposa de Cristo ou comunidade de todos os remidos, de todos os tempos e lugares. Noutras palavras é, em primeiro lugar, a reunião dos discípulos professos em Cristo, constituindo a igreja local. Em segundo lugar, a igreja é a reunião de todos aqueles que em todo lugar professam a religião cristã, esta é a igreja universal ou católica visível, pois a palavra católica é o nome que se dá para toda igreja cristã, pois o Evangelho é universal, mundial. Em terceiro lugar a igreja é composta de todos aqueles que tem sido, que estão sendo e hão de ser trazidos por meio de Cristo, esta é a igreja invisível, que é universal, católica ou mundial, como queiram dizer. Igreja presbiteriana é apenas a forma de governo, assim como congregacional, episcopal, anglicana, reformada, etc. etc. Entendeu? A igreja cristã é uma só, com nomes diferentes. Algumas são mais bíblicas do que outras, frequente as mais bíblicas.
Jornal Correio abre suas páginas virtuais para o futuro
Após 20 anos, o Jornal Correio de Itapetininga entrará em nova fase 100% digital. Fortalecido nesse período pelas tiragens impressas, se tornou um dos veículos de comunicação mais importantes do...