Os puristas da MPB da verdadeira e exuberante música popular brasileira, a de qualidade é claro, principalmente os bossa novistas “raiz” podem até torcer os narizes, se remoerem, ficarem “P… da vida”. Mas a nova roupagem e versão que a cantora Anitta gravou da música “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes) ficou muito legal com um bom swing e cheia de charme.
Intitulada “Girl From Rio” com sample (fundo musical) do hino bossa novista “Garota de Ipanema”, Anita mostra no seu belíssimo clipe e na letra da música, um Rio de Janeiro atual, mais suburbano, mais crú, das favelas, mesclando a estética romântica dos anos 60 com o Riao dos anos 2000 que apesar de todos os percalços continua e continuará sempre lindo. E a musa do funk gostem ou não (não faz meu gosto de estilo musical) representa o arquétipo da carioca e até mesmo de muitas adolescentes e jovens brasileiras do mundo contemporâneo E ao contrario de muitos artistas acéfalos de sua geração, ela tem um engajamento político bastante apurado, Anitta, que sempre se mostrou contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou o político após ele insistir no voto impresso para as eleições de 2022. No Twitter, a cantora fez uma série de post detonando Bolsonaro. Diz a cantora:.“O país se desfazendo em preços altíssimos, desemprego e mortes… E o presidente gastando o tempo das pessoas com palhaçada de voto impresso… Alguém precisa mandar no fax ou no bip dele o que que tá precisando de verdade no Brasil”, começou a artista. Uma salva de palmas a ela!
Voltando a bela e atemporal canção: “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça. É ela, menina, que vem e que passa. Num doce balanço a caminho do mar”. Foi com esses versos que a composição de Tom Jobim, letrada por Vinícius de Moraes, ganhava vida há 58 anos, em 1962. É uma daquelas canções que se tornam imortais. Sem exageros, daqui há 100, 200 anos, continuará moderna e atual.
Estive algumas vezes, e sempre que vou a cidade maravilhosa passo por lá, no bar “Garota De Ipanema” (nos anos 60 se chamava Veloso) no lendário cruzamento da Rua Vinícius de Moraes com a Prudente de Moraes local onde após varias rodadas dos deliciosos chopps cariocas e doses e doses de whisky, os boêmios e gênios Tom Jobim e Vinicius de Moraes compuseram a lendária canção e não tem como não ficar imaginando para quem não viveu como eram aqueles gloriosos e dourados tempos da bossa nova e se sente uma energia diferenciada naquele local, algo inexplicável, mas muito bom de se sentir.
Uma das mais populares músicas brasileiras de todos os tempos, executada até hoje nos quatro cantos do planeta foi inspirada numa jovem: Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mais conhecida como Helô Pinheiro. “Garota de Ipanema” é a segunda canção mais executada da história, atrás de “Yesterday”, dos Beatles, de 1965. Sem deixar de mencionar que ela é uma espécie de “ícone” da bossa nova, um estilo musical e que continua na boca do povo – sem data de validade.
E na voz e no swing da Anitta pode se perceber que ela continua mais moderna a cada dia que passa, num doce e eterno balanço ao caminho do mar….
Até a próxima
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....