Manuel Bandeira, poeta brasileiro, começou no parnasianismo, com a obra “Cinza das Horas”, e terminou no Modernismo. Li e reli as suas poesias na minha juventude e de tanto lê-las, decorei algumas. Lembro-me do “Poema de Finados” que assim diz: -“Amanhã que é dia dos mortos/ Vai ao cemitério. Vai / E procura entre as sepulturas/A sepultura de meu pai. //Leva três rosas bem bonitas. /Ajoelha e reza uma oração. /Não pelo pai, mas pelo filho:/ O filho tem mais precisão. /” (não vou comentá-la, mas de fato o filho tem mais precisão.)
Os reformados não oram a favor dos mortos, mas a favor dos vivos. A razão é muito simples: Não há, no Cânon sagrado, tanto o que é adotado pelos cristãos da esperança, como pelos cristãos, na sua maioria, um versículo na Bíblia que ordene orar pelos que já viveram. Não há, também, no Novo Testamento um versículo que exija tal oração. Os reformados aceitam a Bíblia como a única regra de fé e prática.
Jesus, que é Deus encarnado, como ensina a Sagrada Escritura e confirma o Credo Apostólico, imperativamente, disse: “Orai pelos que vos maltratam e perseguem. ” (Mat. 5:14) Outros imperativos de Cristo quanto à oração: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação…” (Mat. 26:41) “Bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam. ” (Luc. 6:28)
Paulo, o apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, disse: “No demais irmãos, orai por nós para que a Palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós. ” (II Tes. 3:1) Na carta apostólica que dirigiu a Timóteo, admoestou: “Antes de tudo, admoesto-te, pois, que se façam orações pelos reis (presidentes) e por todos os que estão em eminência para que tenhamos uma vida quieta e sossegada em toda piedade e honestidade. ” (Impressão que se tem, ouvindo os noticiários, que os cristãos brasileiros são admoestados a falar mal de todos aqueles que assumem e assumiram posições governamentais por eleição legal e direta.) Credo! Eu que não quero ser eleito para exercer qualquer função pública.
Tiago, o justo, o irmão do Senhor Jesus Cristo, na sua carta que endereçou aos cristãos judeus, imperativamente, disse: “Orai uns pelos outros para que sareis, a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. ” (Tiago 5:16)
Depois disso, é necessário que se diga o que é uma oração. O Catecismo de Westminster, adotado pelas igrejas reformadas, ramo calvinista, assim se expressa: “A oração é um santo oferecimento dos nossos desejos a Deus, por coisas conforme com a sua vontade, em nome de Cristo, com a confissão dos nossos pecados, e um agradecido reconhecimento das suas misericórdias. ”
Os reformados respeitam os que oram pelos mortos, pois também querem ser respeitados.
Oração: Põe os olhos em mim, Senhor, quando eu estiver doente para que possa entender que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que te amam. Põe os olhos em mim, na hora da minha morte, para que eu entre na tua glória e possa viver sob os teus olhos ternos e misericordiosos. Põe os olhos em mim, Senhor.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....