Oremos

Manuel Bandeira, poeta brasileiro, começou no parnasianismo, com a obra “Cinza das Horas”, e terminou no Modernismo. Li e reli as suas poesias na minha juventude e de tanto lê-las, decorei algumas. Lembro-me do “Poema de Finados” que assim diz: -“Amanhã que é dia dos mortos/ Vai ao cemitério. Vai / E procura entre as sepulturas/A sepultura de meu pai. //Leva três rosas bem bonitas. /Ajoelha e reza uma oração. /Não pelo pai, mas pelo filho:/ O filho tem mais precisão. /” (não vou comentá-la, mas de fato o filho tem mais precisão.)
Os reformados não oram a favor dos mortos, mas a favor dos vivos. A razão é muito simples: Não há, no Cânon sagrado, tanto o que é adotado pelos cristãos da esperança, como pelos cristãos, na sua maioria, um versículo na Bíblia que ordene orar pelos que já viveram. Não há, também, no Novo Testamento um versículo que exija tal oração. Os reformados aceitam a Bíblia como a única regra de fé e prática.
Jesus, que é Deus encarnado, como ensina a Sagrada Escritura e confirma o Credo Apostólico, imperativamente, disse: “Orai pelos que vos maltratam e perseguem. ” (Mat. 5:14) Outros imperativos de Cristo quanto à oração: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação…” (Mat. 26:41) “Bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam. ” (Luc. 6:28)
Paulo, o apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, disse: “No demais irmãos, orai por nós para que a Palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós. ” (II Tes. 3:1) Na carta apostólica que dirigiu a Timóteo, admoestou: “Antes de tudo, admoesto-te, pois, que se façam orações pelos reis (presidentes) e por todos os que estão em eminência para que tenhamos uma vida quieta e sossegada em toda piedade e honestidade. ” (Impressão que se tem, ouvindo os noticiários, que os cristãos brasileiros são admoestados a falar mal de todos aqueles que assumem e assumiram posições governamentais por eleição legal e direta.) Credo! Eu que não quero ser eleito para exercer qualquer função pública.
Tiago, o justo, o irmão do Senhor Jesus Cristo, na sua carta que endereçou aos cristãos judeus, imperativamente, disse: “Orai uns pelos outros para que sareis, a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. ” (Tiago 5:16)
Depois disso, é necessário que se diga o que é uma oração. O Catecismo de Westminster, adotado pelas igrejas reformadas, ramo calvinista, assim se expressa: “A oração é um santo oferecimento dos nossos desejos a Deus, por coisas conforme com a sua vontade, em nome de Cristo, com a confissão dos nossos pecados, e um agradecido reconhecimento das suas misericórdias. ”
Os reformados respeitam os que oram pelos mortos, pois também querem ser respeitados.
Oração: Põe os olhos em mim, Senhor, quando eu estiver doente para que possa entender que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que te amam. Põe os olhos em mim, na hora da minha morte, para que eu entre na tua glória e possa viver sob os teus olhos ternos e misericordiosos. Põe os olhos em mim, Senhor.

Últimas

CORREIO POLÍTICO 1012

CORREIO POLÍTICO 1012

Presidente Lula na região Na próxima terça-feira, dia 23, o presidente Lula estará na nossa região, em visita ao Campus Universitário Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos...

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Nos últimos oito anos, a expansão dos cursos gratuitos de graduação da Fatec e do IFSP foi paralisada em Itapetininga. No período, ex-prefeita Simone Marquetto (MDB), que governou a cidade...

Justiça Eleitoral paulista fará transmissão de boletins de urna por satélite nas Eleições 2022

TSE divide R$ 4,9 bi a 29 partidos políticos

Com R$ 4,9 bilhões, o Fundo Especial de Campanha já tem o destino certo dos valores para cada partido político no Brasil. Como já era projetado, o PL e o...

Instalação de curso  de Medicina é marco

Instalação de curso de Medicina é marco

A educação de nível superior registrou um forte avanço na gestão Simone Marquetto com a abertura do curso de Medicina do campus da Universidade São Caetano do Sul (USCS). A...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.