Os domingos que se foram

Talvez sejam poucos os que ainda se recordam dos alegres domingos em que a cidade se deslumbrava com a movimentação de caminhões e ônibus provindos dos mais afastados bairros e sítios do município. Eram os “craques” futebolísticos que chegavam nos diversos campos de futebol de várzea, utilizando-se também, por vezes, dos estádios da Associação e do Casi.
Junto com eles vinham também as entusiasmadas torcidas de seus respectivos times.
Eram os campeonatos de várzea promovidos pela prefeitura e com a colaboração de comerciantes e políticos, que doavam troféus e lanches para os atletas.
Dezenas de times. Os campeonatos chegavam a ter até 100 equipes inscritas. Da Varginha, São Roque, Chapadinha, Santa Cruz dos Matos. Gramadinho, Morro do Alto, Rio Acima entre ou da Vila Rio Branco, Vila Santana. Aparecida. Sempre participavam também times das cidades vizinhas, tais como São Miguel, Sarapuí, Angatuba e Guareí.
Antes dos jogos, que ocorriam sempre no horário da manhã dos domingos, os caminhões e ônibus faziam parada no Largo dos Amores, onde haviam os bares Rodovia, Primavera, Bar São Paulo, de propriedade dos progenitores do jornalista Carlos José. Lá os visitantes se deliciavam com os pasteis, os gasosos e outros quitutes à venda. Também iam ao Cemitério chorar seus antepassados.
Depois se dirigiam aos campos de várzea, distribuídos por toda a cidade e seus bairros.
Onde hoje vemos instalado o Itapê Shopping era o Campo do Sãopaulinho,
o Campo do Milionários, ou na Virgílio o Cedrinho, o Paquetá, próximo ao Cemitério; o Aparecida; o Campo da Vila Santana; o Veteranos e tantos outros que ficaram na memória.
Os campeonatos entusiasmavam toda a cidade. As premiações eram verdadeiras festas. As vezes animados churrascos ou até bailes organizados pelos clubes.
Um tempo onde as torcidas e os times se irmanavam e as brigas eram raras e folclóricas e o ódio era inadmissível.
Segundo Canarinho, ferroviário e conhecedor profundo da história futebolística de Itapetininga, “foi uma época de ouro do esporte bretão na cidade”

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.