Os Escândalos

O vocábulo escândalo, segundo a Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, assinada por R.N. Champlin, Ph.D., tendo como base o grego “skandalon”, significa “causa de tropeço”. O Novo Testamento foi escrito na língua grega. Como o leitor pode notar, tratarei do assunto como religioso. É lógico que não deixarei de falar do assunto como se fosse uma desordem, tumulto, alvoroço, escarcéu. Limitarei a esfera teológica, porém não deixarei de estender o assunto para outras áreas. Em outra área, o escândalo é natural, normal. Aqueles que são hábeis para negociar e lidar com coisas públicas não se envergonham em praticar atos que se aproximam do furto, portanto os escândalos, causados por eles, se esvaem com o tempo e são esquecidos. O povo já se acostumou. Não sou João Batista para combatê-los.
Depois disso, volto para o assunto, dentro da minha área e com referência àqueles que pregam a Palavra de Deus. Jesus disse aos seus discípulos: “É impossível que não venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm. ” É impossível, porque os homens são pecadores. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”, disse o apóstolo Paulo. Os ministros precisam ser o exemplo na palavra, no trato e na caridade. Para entender as palavras de Cristo é bom ler os três registros. Mateus escreveu o seu evangelho para os judeus e referindo-se ao texto acima, afirma que “em todo o tempo haveria homens que se deleitariam em procurar desviar os que creem e se regozijariam, quando conseguissem fazê-los cair. ” Alguém disse que o induzir ao pecado é o pior dos pecados. Marcos, ao escrever aos romanos, usou uma linguagem amorosa e colocou nos lábios de Cristo, assim, a advertência: “E quem fizer tropeçar a um destes pequenos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar. ” Lucas, no seu tratado, mostra que Jesus afirmou que possivelmente haveria escândalos. Diz, ainda, que Cristo ameaçou com um “ai” todo aquele que causasse o escândalo. Todos fizeram um resumo verídico das palavras de Jesus. (Mat. 18: 6; Marc. 9: 42; Luc. 17:1)
O obreiro do Senhor Jesus, embora seja um homem pecador, lavado pelo sangue de Cristo, precisa dar um bom exemplo aos membros da Igreja. Paulo, o apóstolo, na sua carta pastoral a Timóteo, disse: “É necessário, portanto, que o bispo, isto é, o superintendente, seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento e que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?) Não seja neófito, para não suceder que ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. ” É bom esclarecer que “Presbítero ou Ancião, Anjo da Igreja, Embaixador, Evangelista, Pregador, Doutor e Despenseiro dos Mistérios de Deus indicam funções diversas e não graus diferentes de dignidade no ofício. ” Quando Paulo escreveu para Tito, Pastor na ilha de Creta, disse a mesma coisa e ainda o exortou nestes termos: “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. ”
Ser tentado não é pecado, mas cair na tentação é pecado. O bom pastor “deve conhecer a Bíblia e sua Teologia, ter cultura geral, ser apto para ensinar e são na fé, irrepreensível na vida; eficiente e zeloso no cumprimento dos seus deveres, ter vida piedosa e gozar de bom conceito, dentro e fora da Igreja. ” Tenho dito.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.