Os Filósofos

Tales de Mileto foi um homem que viajou muito. Foi ele quem calculou a altura de uma pirâmide do Egito, medindo a sombra da maravilha do mundo antigo no exato momento que sua própria sombra tinha a mesma altura. A História da Filosofia afirma, ainda, que em 585 a.C. previu um eclipse solar. Tales, apesar de sua sabedoria, considerava a água o gerador de todas as coisas.

Anaximandro, outro filósofo de Mileto, achava que o nosso mundo era apenas um dos muitos mundos que surgem de alguma coisa e se dissolvem nesta alguma coisa que ele chamava de infinito. Certamente, há muitos mundos, como afirma a Bíblia. É verdade que ninguém sabe o que ele entendia por infinito. Alguns achavam que ele quisesse dizer que aquilo a partir do qual tudo surge é algo completamente diferente do que é criado. Como tudo que é criado é, também finito, o que está antes e depois deste finito tem de ser infinito. Os cristãos afirmam que só Deus é infinito e ninguém mais.

Anaxímenes (550-526 a.C.) afirmava que o ar ou o sopro é a substância básica de todas as coisas. Eis a explicação dele: A água era o ar condensado. Quando chove o ar se comprime até virar água. Cria que se o ar fosse mais comprimido, surgiria a terra e assim por diante. Moisés, no entanto, escreveu: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. A doutrina da criação, em geral, como afirma o teólogo Louis Berkhof só se obtém da Escritura e se aceita pela fé. O escritor da carta aos Hebreus 11:3 afirma que “pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”.

Os três filósofos de Mileto acreditavam em uma e só uma substância primordial, a partir da qual tudo se originou. Tales=a água; Anaximandro=o infinito; Anaxímenes=o ar ou sopro.

Todos os filósofos e outros que estudaremos tinham bons princípios, porém ficaram aquém da inspiração divina. A igreja cristã, desde o começo, ensinava a doutrina da criação ex nihilo e como um ato livre de Deus. Foi aceita por Justino Mártir, Irineu, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes e outros.
Enquanto os filósofos discutiam, Neemias disse: “Só tu és Senhor; tu fizeste o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora”. (Ne.9:6) (443 a.C.)

Os filósofos deístas afirmam que Deus criou tudo e abandonou, porém, Neemias diz o contrário. Os filósofos panteístas afirmam que tudo é Deus e Deus é tudo, mas Neemias afirma que Deus está fora da criação, isto é, ele não é uma árvore, uma vaca, todavia é o criador de todos. Os teístas ensinam que Deus criou tudo e mantém, governa e dirige, logo está de acordo com a declaração de Neemias. Louvado seja Deus.
( Aula gratuita de filosofia – Número I)

Últimas

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

O ex-vereador de Itapetininga, Douglas Mateus Monari Baptista, conhecido como Douglas da Farmácia, permanece foragido, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Ele foi condenado a 10...

Corpo de homem de 21 anos é encontrado em caixa d’água no Taboãozinho

Em um mês, cidade tem cinco mortes investigadas

Itapetininga registra, dentro de um mês, cinco mortes sendo investigadas. Até o momento, quatro das cinco ocorrências estão sendo investigadas como mortes suspeitas, enquanto a quinta investigação segue sob sigilo....

Santander abre 50 vagas para programa de Trainee

O Santander abriu inscrições para a 10ª edição de seu programa de Trainee. Com início previsto para janeiro de 2025, a iniciativa contempla oportunidades de trabalho em São Paulo, em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.