Tales de Mileto foi um homem que viajou muito. Foi ele quem calculou a altura de uma pirâmide do Egito, medindo a sombra da maravilha do mundo antigo no exato momento que sua própria sombra tinha a mesma altura. A História da Filosofia afirma, ainda, que em 585 a.C. previu um eclipse solar. Tales, apesar de sua sabedoria, considerava a água o gerador de todas as coisas.
Anaximandro, outro filósofo de Mileto, achava que o nosso mundo era apenas um dos muitos mundos que surgem de alguma coisa e se dissolvem nesta alguma coisa que ele chamava de infinito. Certamente, há muitos mundos, como afirma a Bíblia. É verdade que ninguém sabe o que ele entendia por infinito. Alguns achavam que ele quisesse dizer que aquilo a partir do qual tudo surge é algo completamente diferente do que é criado. Como tudo que é criado é, também finito, o que está antes e depois deste finito tem de ser infinito. Os cristãos afirmam que só Deus é infinito e ninguém mais.
Anaxímenes (550-526 a.C.) afirmava que o ar ou o sopro é a substância básica de todas as coisas. Eis a explicação dele: A água era o ar condensado. Quando chove o ar se comprime até virar água. Cria que se o ar fosse mais comprimido, surgiria a terra e assim por diante. Moisés, no entanto, escreveu: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. A doutrina da criação, em geral, como afirma o teólogo Louis Berkhof só se obtém da Escritura e se aceita pela fé. O escritor da carta aos Hebreus 11:3 afirma que “pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”.
Os três filósofos de Mileto acreditavam em uma e só uma substância primordial, a partir da qual tudo se originou. Tales=a água; Anaximandro=o infinito; Anaxímenes=o ar ou sopro.
Todos os filósofos e outros que estudaremos tinham bons princípios, porém ficaram aquém da inspiração divina. A igreja cristã, desde o começo, ensinava a doutrina da criação ex nihilo e como um ato livre de Deus. Foi aceita por Justino Mártir, Irineu, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes e outros.
Enquanto os filósofos discutiam, Neemias disse: “Só tu és Senhor; tu fizeste o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora”. (Ne.9:6) (443 a.C.)
Os filósofos deístas afirmam que Deus criou tudo e abandonou, porém, Neemias diz o contrário. Os filósofos panteístas afirmam que tudo é Deus e Deus é tudo, mas Neemias afirma que Deus está fora da criação, isto é, ele não é uma árvore, uma vaca, todavia é o criador de todos. Os teístas ensinam que Deus criou tudo e mantém, governa e dirige, logo está de acordo com a declaração de Neemias. Louvado seja Deus.
( Aula gratuita de filosofia – Número I)