Os Magos do Oriente

“Quem conta um conto, aumenta um conto”, é o provérbio popular.

Defendi uma tese teológica e outra hermenêutica para receber o título de Bacharel em Teologia. Depois, bem depois, defendi uma tese para receber o título de Mestre em Comunicação e Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na última, exigiram que eu consultasse a obra original, primeira edição de Machado de Assis. Foi difícil, porém achei. (Não entro em pormenores.)

Hoje, no entanto, depois das experiências acadêmicas, só consulto e dou crédito as obras originais. A Bíblia, que é inerrante e infalível, discorre sobre a visita dos magos do Oriente ao menino Jesus recém encarnado.

Mateus, o evangelista, afirma “que tendo Jesus nascido em Belém, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém e perguntaram: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? ” Não fala o evangelista que eram reis e, também, não cita a etnia e nem quantos eram. Narra que eram magos e tinham visto no Oriente a estrela do Messias e foram a Jerusalém para o adorarem. Conheciam, como se observa pela narrativa, o texto bíblico que assim diz: “Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto: uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel…” (Números 24:17)

Quando o rei Herodes tomou conhecimento da chegada de tais magos, ficou alarmado. Convocou os religiosos, como sejam os sacerdotes e escribas judaicos e eles responderam: “Em Belém da Judeia, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá não és…” (Miqueias 5:22)

Herodes era um político esperto, como são alguns do nosso país. Não era rei por direito de nascimento, porém por alianças com Roma. Usou muita violência para chegar ao poder e quando Júlio César foi assassinado, tomou o lado de Antônio e Cleópatra, mas sendo eles derrotados por Otávio Augusto, rapidamente jurou lealdade a Otávio. Para ganhar o favor dos judeus, pois não era, divorciou-se de sua primeira esposa e casou com uma mulher da aristocracia judaica, porém, suspeitando de planos para derrubá-lo, executou a sua segunda esposa e alguns de seus filhos, todavia isso é uma outra história.

Atemorizado, Herodes chamou secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera. Enviou-os a Belém e disse-lhes, como se fosse um religioso autêntico: “Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e quando o tiverdes encontrado, avisai-me para eu, também, ir adorá-lo”.

Os magos, saindo do palácio a noitinha, viram novamente a estrela e vendo-a alegraram-se com intenso júbilo, afirma Mateus. Foram de Jerusalém a Belém guiados pela estrela. A estrela andava como eles andavam e parou, espargindo a sua luz, na casa onde estavam Jesus, Maria e José. Maria e José não estavam mais na estrebaria.

Entrando no recinto do lar, viram o menino com Maria e prostrando-se adoraram o menino, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra. Reconheceram, com os presentes, que Jesus era rei, sacerdote e profeta. Avisado por Deus, foram embora por outro caminho. Não avisaram onde estava o menino para Herodes. José, Maria e Jesus foram para o Egito, cumprindo a profecia de Oséias. (Oséias 11:1)

Para ler mais conteúdos do colunista Moyses Lopes, clique aqui.

Últimas Colunas

Oração ou Reza?

Oração ou Reza?

Oração quer dizer súplica ao Criador, mas, também pode ser um sermão, isto é, uma prédica, homília. A Gramática Expositiva...

Ganhar ou não ganhar?

Ganhar ou não ganhar?

O filme brasileiro “O agente secreto” foi indicado para quatro categoriais na premiação do próximo fevereiro, ou seja: melhor filme...

Patriotismo ou Totalitarismo

Patriotismo ou Totalitarismo

Foi em 1962. O tempo passa e passa rapidamente. Já estava no final do meu curso de Teologia e Filosofia....

Assuntos

Assuntos

Frio Não adianta. O presidente norte-americano não cede ao seu desejo de que seu país adquira o território da Groelândia,...

No Princípio

No Princípio

Quando ingressei no Seminário Presbiteriano Conservador, senti um desejo intenso de conhecer e falar a língua dos hebreus. Na época,...

Wagner e Kleber

Wagner e Kleber

Mesmo com o barulho otimista da mídia brasileira, foi bastante emocionante (principalmente para nós) os resultados de melhor ator “para...

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.