Os verbos ir e voltar

Voltar é ir ou dirigir-se ao ponto de onde partiu; regressar. Ex. O navio voltou ao porto. Voltei a Portugal, dez anos depois de conhecê-lo. Ir é passar, mover-se ou deslocar-se de um lugar para o outro. Ex. José viajou e eu irei também. Ir-se embora, no sentido de retirar-se, partir. Explico o emprego de tais verbos, uma vez que Jesus disse a Nicodemos: “Ora ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do homem que está no céu”. (João 3:13) Antes de entrar no assunto, propriamente, mais uma explicação: O cristão reformado não acredita em vidas passadas, visto que aceita a Bíblia como única regra de fé e prática. A Sagrada Escritura não fala de vidas passadas, reencarnação, afirma que aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois o juízo final. Com todo respeito, caro leitor, leia Hebreus 9:27. Há outras passagens que tratam do assunto.

Com a pandemia do vírus corona, muitas pessoas morreram, porém outras que foram acometidas pelo vírus conseguiram sobreviver. A sobrevivência, graças a Deus, foi maior, mas não deixa de ser grande e muito grande o número de mortos. Se fosse apenas uma pessoa já seria grande, visto que a morte causa uma tristeza enorme e deixa um vácuo incomensurável.

Morreu o presbítero Policarpo e alguém, ao noticiar o fato tão triste, disse: “O irmão Policarpo voltou para a casa do Pai”. Confesso que não fiquei consolado com tal notícia, uma vez que jamais ele estivera nos tabernáculos celestiais, portanto, como dizer que ele voltara de onde nunca fora ou estivera.

Compare, agora, a declaração de Cristo a Nicodemos, com o noticiário da morte do presbítero. Quando Jesus disse que ninguém subiu ao céu, quis dizer que ninguém subiu ao céu e desceu. Só ele, Jesus, subiu ao céu e desceu e subiu novamente. Paulo, inspirado por Deus, quando escreveu a sua carta aos cristãos filipenses, afirmou que “Ele, Jesus, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. João, o discípulo amado, referindo-se a Cristo asseverou que Jesus é o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade. Cristo, sim, quando morreu voltou para a casa do Pai, que é a sua casa eternamente. Foi em espírito ao levar consigo o ladrão que se convertera, depois da ressurreição voltou com o corpo humano glorificado.

A notícia do falecimento do Sr. Policarpo poderia ser dada da seguinte forma: “O Sr. Policarpo, presbítero, foi para a casa do Pai, uma vez que sempre demonstrou a sua fé na pessoa redentora de Jesus Cristo”. O eufemismo é verdadeiro, como os primeiros cristãos diziam, quando alguém da igreja falecia, ao registrar nas catacumbas de Roma: “O Sr. Justo dormiu no Senhor”.

É bom conjugar os verbos voltar e ir, pois um é da primeira conjugação e o outro é da terceira e são diferentes na acepção.

Últimas

Casos de Dengue chegam a 209 em Itapetininga

Cidade passa de 900 casos de Dengue em três meses

Nos três primeiros meses deste ano, Itapetininga já contabilizou 914 casos de Dengue, um aumento significativo em relação ao total de 574 casos registrados em todo o ano de 2023....

Vendas de ovos de Páscoa devem aumentar apesar dos altos preços

Consumidores devem ficar atentos às compras de Páscoa

Com a Páscoa se aproximando, consumidores estão em busca dos tradicionais ovos de chocolate e demais produtos típicos da data. Porém, é importante ficar atento às práticas comerciais, alerta o...

Os sinos que cantaram a dor e a alegria já não tocam mais

Cras Itinerante estará em abril nos bairros rurais

O CRAS Itinerante leva, no mês de abril, orientações e prestações de serviços para os bairros rurais de Itapetininga. A unidade móvel orienta as pessoas sobre transferência de renda, Bolsa...

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

A prática esportiva é fundamental para o crescimento saudável de crianças e jovens, e também para os adultos se manterem saudáveis, proporcionando não apenas benefícios físicos, mas também contribuindo para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.