Prá frente Brasil!

Faltam poucos dias para que metade da população brasileira, que usa a cor “vermelha” em seus princípios, passará a utilizar-se do “verde-amarelo” para uma ocasião especial. Antes (e faz já algum tempo) a cor “verde-amarela” foi expropriada de segmentos do povo brasileiro para servir de escudo para uma facção política e assim ficou.
Esta ocasião especial chama-se “Copa do Mundo de Futebol 2022” e que ainda consegue parar o Brasil quando a seleção brasileira de futebol (amarelinha) entra em campo. E este campo (ou campos) está bem longe daqui, lá no Catar, Oriente Médio, com sua cidade-sede esplendora quando vista de cima. Prédios que mais parecem palácios parecendo “arranhar o céu”. De longe é assim, mas de perto, como é. Como vivem e trabalham, geralmente tais trabalhadores são imigrantes. Será que vivem bem? E as mulheres? Será que são obrigadas a usarem a burca (o véu que encobre parte do rosto)? Podem utilizar o ir e vir, livremente? Por enquanto e segundo parte da mídia brasileira, o local é de uma excelência ímpar. A audiência é que é importante.
Voltando ao início, durante a Copa muitos e muitos brasileiros (milhões!) irão vestir a “amarelinha”, algo impossível de acontecer antes das eleições presidências. Para os “vermelhos” o “verde-amarelo” era o grande rival, o confronto, o adversário e vice-versa.
A Copa do Mundo de Futebol veio em boa hora para o Brasil. Talvez apazigue os ânimos pois parece que as eleições ainda não acabaram. As brigas, os confrontos, a rebeldia, as desavenças entre pessoas numa mesma família, talvez (talvez!) os jogos da seleção brasileira contribuam para amenizar tudo isso. Nas eleições houve um só vencedor, na Copa também terá um. As próprias torcidas de grandes clubes brasileiros diminuem suas rivalidades. Talvez (sempre o talvez) isto influencia na normalidade política no país.
Os adeptos da amarelinha começarem a vestir-se nestas cores, politicamente, nas campanhas de vários partidos políticos para o “impeachment” de Dilma Roussef, então presidente da república eleita democraticamente pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Para muitos observadores, tal “impeachment” não passava de um golpe para tirá-la do poder. Nesta campanha, milhões de paulistanos (e paulistas) tomavam a Avenida Paulista, em São Paulo para seus protestos quase todos vestidos de “verde-amarelo”. E assim ficou. Esta facção (de vários partidos políticos) esta cor símbolo do Brasil para si. Só para si. Com a Copa talvez (mais uma vez!) isto acaba, pois, a cor é de todos. De todos. E depois da Copa, o Natal.
Já que estamos falando em cores, não custa lembrar que não havia isso quando o Brasil sagrou-se campeão pela primeira vez na Suécia, em 1958. A população brasileira não estava preparada para ver a seleção campeã, e no último jogo todos estavam vestidos com roupas comuns, do dia a dia (embora fosse num domingo) e apenas algumas bandeiras nacionais eram levantadas ao ar. Mas a emoção era uma só. Não, neste ano (1958) ainda não havia televisão direito. Tudo era pelo rádio. E valia então a imaginação.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.