Professor Portella

A Secretaria de Educação de Itapetininga, a empresa Duratex S.A, o Instituto Ecofuturo e a Fundação Nacional do Livro Infantil firmam parceria para implantação de uma Biblioteca Pública na cidade. Trata-se de um projeto denominado “Ler é Preciso” e visa apoiar a formação de leitores, facilitando o acesso à leitura. Por decisão unânime de seus fundadores, essa casa de cultura terá o nome de Domingos Portella, em homenagem ao professor tão conhecido e estimado na cidade! A iniciativa é digna de aplausos!
Fui aluno do professor Portella… Aliás, tive o privilégio de ser aluno desse brasileiro, nascido em Itapetininga, que dedicou sua vida toda à nobre missão de ensinar!Lembro-me como se fosse hoje… Portella lecionava no grupo escolar Coronel Fernando Prestes, era ainda moço, vestia-se com elegância e discrição e lá estava eu, menino arteiro que só vendo, alma povoada de sonhos, mal iniciava meus primeiros passos no caminho da Vida… Estar numa sala de aula rodeado de outros garotos tinha alguma coisa de magia e de festa! E que alegria estar ali! Tudo parecia tão bonito, diferente, iluminado…
Mas a presença daquele jovem senhor à frente da sala impunha respeito e confiança… Recordo-me que os alunos tinham reverência por sua pessoa e todos os outros docentes o tratavam com carinho!
Ele se apresentava na sala de aula sempre muito gentil… A classe parecia ser o seu ambiente natural… Os alunos, as carteiras, o quadro-negro, as janelas, a luz do Sol que iluminava a sala… Portella tinha o dom de ensinar! E tinha paciência, ah, como tinha paciência aquele professor!
Não me recordo de vê-lo irritar-se por repetir uma matéria já exaustivamente ensinada… Nunca tergiversava para responder a indagação de um aluno… A todos eles respondia com conhecimento e fidalguia! Empunhava o giz diante do quadro-negro e ensinava outra vez e outra e outra… E quanta solicitude a cada pergunta que surgia! Assim era Portella!
Tenho certeza que todos os que foram aluno desse mestre se lembram dele com respeito e estima… Ele não parecia estar na sala de aula apenas e tão somente para ter a garantia de um salário; ele estava ali, em frente à lousa, com um giz na mão direita porque amava o que fazia: ser professor!
Agora, Portella será nome de uma Biblioteca Pública! Nada mais justo, afinal, ele dedicou sua vida inteira ao ensino e merece ser lembrado para sempre!

Últimas

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

O ex-vereador de Itapetininga, Douglas Mateus Monari Baptista, conhecido como Douglas da Farmácia, permanece foragido, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Ele foi condenado a 10...

Corpo de homem de 21 anos é encontrado em caixa d’água no Taboãozinho

Em um mês, cidade tem cinco mortes investigadas

Itapetininga registra, dentro de um mês, cinco mortes sendo investigadas. Até o momento, quatro das cinco ocorrências estão sendo investigadas como mortes suspeitas, enquanto a quinta investigação segue sob sigilo....

Santander abre 50 vagas para programa de Trainee

O Santander abriu inscrições para a 10ª edição de seu programa de Trainee. Com início previsto para janeiro de 2025, a iniciativa contempla oportunidades de trabalho em São Paulo, em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.