Progenitor ou Genitor?

Tudo surgiu no dia dos pais.
O jovem seminarista disse: “Hoje, meus irmãos, estamos comemorando o dia dos progenitores. A Bíblia diz: “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra”.( Êxodo 20)” Falou que os dez mandamentos podem ser resumidos numa palavra pequenina e que nasce no coração: amor. A palestra foi linda e emocionante. Foi tão linda que o povo não se conteve e bateu palmas, desobedecendo as instruções do Supremo. O Supremo está perdendo e temos que dançar conforme a música.
Frederico, no entanto, cochichou: É progenitor ou genitor? – Nunca gostei de corrigir ninguém, mas o certo seria genitor, mas o costume, influenciado pelo romantismo, transformou o errado em certo, uma vez que a língua é viva. Camilo, o escritor do romantismo português, escreveu: Olhe que vai ser progenitor! Vai ser pai. Progenitor, depois de Camilo, passou a ser genitor. Mas deixe isso, falei com certo muxoxo, como diria Machado de Assis.
Depois eu falei:- Você viu como a mensagem do pastor foi linda? Eis a cópia:
“Desejos de um Filho
Desejo que meu pai ande comigo no caminho da vida, mas que seja o meu exemplo para que possa senti-lo ao meu lado e do meu lado.
Desejo que seja meu companheiro, ouvindo os meus problemas, todavia que compartilhe comigo na solução de cada um.
Desejo que me ouça, porém que dialogue, sendo o meu mestre no caminho dos bons costumes.
Desejo que me ame, mas que acima de tudo eu o ame, honrando-o pela respeitabilidade que me inspira.
Desejo que seja o meu herói e que as suas experiências sejam faróis iluminando não o meu passado, porém o meu futuro.
Desejo que seja presente e o meu presente, todavia que o meu futuro pertença ao meu Pai que determinou tudo o que existe e existirá. Desejo sobre todas as coisas que meu pai receba do Pai celestial muitos anos de vida para que possa ser na terra o meu eterno inspirador.
Se eu desejo o que já é, porque assim me faz feliz, continue sendo o meu pai querido para que os meus dias possam ser prolongados, pois eternamente honrarei o seu nome que carrego no meu nome.”
Houve muitas palmas e lembrei–me, na hora, do meu pai: Ludgero Moreira Lopes.

Últimas

Peça “Os malandros” estreia nesta segunda-feira

Espetáculos teatrais retornam com sucesso

Nesse final de semana, dois grupos teatrais da cidade estarão em cartaz. No Jardim Marabá, o auditório Municipal apresenta “Os Malandros”, produzido pela cia Tapanaraca Mutatis Mutandis. O musical será...

Professores dão dicas para segundo dia de provas

Professores dão dicas para segundo dia de provas

No próximo domingo (28), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 farão as provas de matemática e ciências da natureza. Para se sair bem, professores entrevistados recomendam...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga