Quando Itapetininga viu a imagem da TV Tupi

O Brasil foi o quarto país do mundo e o primeiro da América Latina a ter uma emissora de televisão e Itapetininga teve o privilégio de assistir a primeira apresentação de sua programação.

Às 22 horas – uma hora depois do previsto – naquele 18 de setembro de 1950 – uma breve apresentação inaugurou oficialmente a TV Tupi.

“Senhoras e senhores, boa noite, a PRF3 – TV Emissora Associada de São Paulo, TV Tupi, orgulhosamente, apresenta, nesse momento, o primeiro Programa de Televisão da América Latina”. Foram essas palavras que antecederam a apresentação de “TV na Taba”, que contou com a participação de Lima Duarte ( ainda hoje em atividade), Lolita Rodrigues ( esposa de Ayrton Rodrigues ( que apresentou o programa Almoço com as Estrelas, em Itapetininga, no Café Pigalle, de Paulo Guarnieri), Mazzaropi e Walter Foster, entre outros artistas e centenas pessoas no Alto do Sumaré, na capital paulista.

Como só cinco paulistanos possuíam aparelhos receptores de televisão, Assis Chateaubriand, dono da Tupi – e poderoso homem da comunicação na época – mandou espalhar aparelhos em pontos estratégicos de São Paulo, como a Praça da República e Praça da Sé .

Ele também importou 300 aparelhos dos EUA e colocou-os à venda na famosa Loja Cassio Muniz. Apesar do interesse pela novidade, o preço do aparelho foi de assustar. Cada televisão custava Cr$ 9 mil, três vezes o valor de uma vitrola ( “das mais modernas e potentes”) e dezenas de vezes o valor de um rádio. Mas , muitos a adquiriram através de “suaves prestações, para incentivar o hábito de admirar e gostar dessa nova invenção”, como apregoava anuncio em jornais e emissoras de rádio daquele tempo.

Foi então na pioneira TV-Tupi que ocorreu o primeiro beijo televisado e cujos protagonistas foram Vida Alves e Walter Foster. E, falando em beijo, na inauguração desta TV, a ícone Hebe Camargo, lembrada até hoje, e Ivon Curi , de peruca, cantaram enlevadamente “Beijinho Doce”.

Nessa emissora, famosa então em todo território nacional, trabalharam , entre muitos outros , Homero Silva (locutor), Aurélio Campos (narrador de futebol), Walter Abrahão (comentarista e narrador de futebol), Ademar Santana (de Itapetininga, locutor), Arruda Neto (outro itapetiningano locutor), Júlio Nagib (apresentador do jornal falado), Hélio Araújo (itapetiningano, locutor). Destaque da emissora foi Maurício Loureiro Gama, apresentador do Jornal da Emissora, diariamente às 12 horas, com grande audiência .

Em Itapetininga , na área comercial de eletrodomésticos, pontificavam estabelecimentos pertencentes a Matias Cheque, Humberto Franci, Rubens e Marcelino Campos, na rua Campos Sales, todos com produtos modernos e “bom preço”. A loja de Oswaldo Piedade, hoje atingindo , com lucidez, o seu 99º aniversário, explica que o aparelho da marca GE “foi alvo de curiosidade e a primeira venda teve como cliente, um médico da cidade. “ Depois muitos moradores adquiriram aparelhos”, completa Oswaldo, com intensa saudade daqueles tempos.

No entanto , foi o descendente de libaneses, Nacif, um engenheiro, que instalou o primeiro aparelho de televisão em nossa cidade, na sua residência na Vila Orestes. E lá é que o primeiro programa da Tupi, em sua inauguração, TV na Taba, encantou também os itapetiningano que conseguiram assisti-lo.

O segundo aparelho foi de Bartolomeu Rossi, que colocava-o na sala comercial da Rua José Bonifácio, frente ao salão de Snooker do seu Romãozinho, de onde os fregueses assistiam os programas da extinta TV Tupi.

Últimas

Cidade tem 25 mortes em sete dias e UTIs estão 100% lotadas

Cidade registra 24 mortes em apenas dez dias

Os primeiros dez dias do mês de junho registram uma marca preocupante, a cidade confirmou 24 mortes em decorrência da Covid-19 e 579 novos casos. Nesta quinta-feira, dia 10, o...

Modelo denuncia racismo em oferta de trabalho

Modelo denuncia racismo em oferta de trabalho

A modelo e estudante de fisioterapia Bruna Campos denunciou uma situação de racismo que sofreu durante uma oferta de trabalho. Ela combinava, pelo whatsapp, detalhes de um trabalho freelancer que...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga