Mais uma vez trato do assunto, visto que a igreja, noiva de Cristo, é constituída de todos aqueles que creem no Nosso Senhor Jesus Cristo. Não é uma organização eclesiástica, mas é constituída de pessoas arrependidas que aceitaram a Cristo como seu salvador. Organização é organização e nada mais. Há estatais, nacionais, grandes e pequenas, mas são organizações e cada uma querendo ser melhor do que a outra.
Foi em Cesárea de Filipe, numa das fontes que dá origem ao rio Jordão, que Jesus, diante dum rochedo, indagou aos seus discípulos: “Quem diz o povo ser o Filho do homem? Os discípulos responderam: Uns dizem: João Batista; outros Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas”. Observem como Jesus ensinava. A sua pedagogia tinha por objetivo gravar, memorizar os seus ensinos, portanto usava de perguntas e ouvia as respostas. Conforme o que os discípulos diziam, ele confirmava a resposta certa, recompensando o aluno que respondia corretamente. Depois da resposta dos discípulos, Jesus fez a segunda pergunta: “Mas vós quem dizeis que eu sou”? Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, respondeu, rapidamente, não deixando que os outros dessem a resposta: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. Respondeu com convicção, pois só o Filho de Deus podia andar sobre as águas do mar da Galileia sem pranchas. Só o Filho de Deus podia ensinar, como ele ensinava. Só o Filho de Deus podia restaurar a mão ressequida de um homem. Só o Filho de Deus podia dar vista a um homem cego de nascença. Só o Filho de Deus podia ressuscitar uma pessoa que já havia falecido.
Diante da resposta de Pedro, Jesus afirmou: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi a carne e o sangue, que tu revelaste, mas meu Pai, que está no Céu. Depois, continuando, Cristo disse: “Também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Pedro entendeu as palavras divinas, sabendo que ele era uma lasca de pedra, mas a pedra fundamental era Cristo. Depois, muitos anos depois, já formado, num discurso no Sinédrio, disse: “Este Jesus é pedra rejeitada por vós os construtores a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do Céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. (Atos 4:11)
Paulo assim entendeu, pois, escrevendo aos efésios, disse: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular, no qual todo edifício bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor”. Pedro nas suas cartas, nunca afirmou ser a pedra fundamental da igreja, mas, sim Cristo. (I Pedro 2:4) Jesus e só Jesus é a pedra fundamental, isto é, angular da igreja, eis a resposta certa. Não é uma organização que salva, isto é, uma igreja, mas é Cristo. Nenhuma igreja tem o poder de salvar.
Infelizmente o povo não sabe ler e nem interpretar um texto. Que tristeza!
A Bíblia não é para ficar aberta num pedestal, como se fosse um amuleto, mas é para ser lida. Jesus disse: “Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus”. Bíblia não é amuleto.