Raio X

Este cafundó batizado de Brasil tem uma das maiores áreas úteis do planeta! Aqui, basta plantar que nasce… Há quem diga que se fulano enterrar uma botina, terá um pé de perfumosa “botineira”! A maior floresta conhecida localiza-se neste quintalzão mal-assombrado! Rios? Beleza! Há rios pra todo lado… Natureza luxuriante! E, tem mais: não há terremoto, vulcão, ciclone, nada! Nenhum siricutico natural! Ou seja, este espaço da Terra lembra um paraíso! Mas, e o filho de Deus que vive aqui?
Nosso sistema educacional encontra-se absolutamente falido. Sabedores dessa desgraça, muitos empresários montam escolas e vivem disso. Graças à incompetência do Estado em cumprir sua obrigação, muita gente tá lavando a égua e enchendo os bolsos… Mas, pelo menos, eles impedem que a nação volte à Idade da Pedra!
Saúde? Credo em cruz! Postos de Saúde mantém seus arquivos nos mesmos moldes do começo do século: fichas, fichas e mais fichas… Parece que o governo esqueceu que vivemos na era da informática e os computadores estão aí à disposição…
Segurança? Ché! Vez em sempre a Polícia Militar de um Estado decreta greve porque não dá pra arriscar a vida com a barriga roncando, um trabuco véio na cintura e um neném em casa esperando a mamadeira… Polícia também é gente!
Justiça? Minha Nossa Senhora! Nosso Judiciário lembra uma tartaruga velha, aleijada, surda, cega, retardada e… Protocolar uma ação num cartório é pedir pra sofrer. E os juízes ainda têm coragem de se tratar por excelências! Excelência em quê?
TVs falam de futebol em plena hora de almoço e, nos restaurantes, todo mundo é obrigado a almoçar ouvindo um nóia falando de times, times e mais times… A imprensa escrita, todo santo dia, estampa na primeira página um jogador, como se ele fosse alguma novidade… Este Brasilzão gastou milhões para construção de estádios, a Copa do Mundo foi aqui e nossa seleçãozinha, um fiasco! Aquele 7 a 1 para a Alemanha ficou gravado em nossa história!
A legislação tupiniquim é tão desmilinguida e nossas autoridades tão anêmicas que nem conseguem manter nossas calçadas em linha reta! Cada morador faz o que quer e o pedestre que se dane… Do jeito que a coisa vai, daqui a pouco nossas mocinhas não mais poderão sair à noite de salto alto… Quem se arriscar, poderá levar um tropeço, quebrar o salto, arranhar o joelho e passar noite no hospital! Se houver vaga, claro!
Será que o “gigante pela própria natureza” foi a nocaute?

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga