Salomão, o rei, e as suas mulheres

Quando era menino, conheci o Sr. Manuel, português de origem e brasileiro de coração, como ele dizia. Ele tinha duas mulheres. Uma morava na vila Talarico e a outra na cidade Líder, perto de Itaquera. Ele trabalhava na vila Dalila. Era sapateiro e amigo de todos. Todos os dias, durante a semana, ele passava na casa de sua amante e, depois ia dormir com a portuguesinha. Todos sabiam disso. Ele vivia feliz com as duas e tinha filhos e filhas com as duas. Eu achava graça de tudo isso. Zequinha, filho da portuguesa, estava sempre na casa da amada de seu pai.

Salomão, o terceiro rei de Israel, no entanto, possuía setecentas mulheres e todas princesas, portanto lindas e educadas. Possuía, também, trezentas concubinas, isto é, mulheres que viviam com ele, mas não eram esposas. Sempre gostei de ler a Bíblia e, quando era menino, ficava admirado com a história de Salomão, possuidor de tantas mulheres. A Sagrada Escritura usa o verbo ter. Tinha, diz o texto. O verbo ter, que é transitivo direto, exprime posse, na sua primeira acepção e até hoje o homem não consegue se libertar desse poder que parece intrínseco. Deixemos esse problema para os sociólogos.

A Bíblia afirma que, quando Salomão envelheceu, as mulheres perverteram o seu coração e ele deixou de ser fiel ao Criador que lhe dera sabedoria, riqueza e poder. O terceiro rei de Israel, que era tão sábio, passou a adorar Astarote, deusa dos sidônios. Adorou Milcon, que era deus dos amonitas e a sua abominação continuou. Adorou Camos, deus dos moabitas, assim como Moloque, deus dos amonitas.

Deus, o Criador dos céus e da Terra, que lhe concedera sabedoria, riqueza e poder, indignou-se, usando o linguajar humano, e disse a Salomão: “Visto que assim procedeste e não guardaste a minha aliança, nem os meus estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino e o darei a teu servo. Contudo não o farei nos teus dias, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o tirarei”. O final da história todos sabem. Roboão, filho de Salomão, perdeu dez tribos para Jeroboão, servo de Salomão, cuja mãe era mulher viúva, por nome Zeruia.

Não sei quando e nem o porquê, ele, Salomão, rei de Israel, o mulherengo, disse, aconselhando: “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda”. Disse mais o sábio: “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai para te guardares da vil mulher e das lisonjas da mulher alheia. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender com as suas olhadelas…” “O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa… Porque o ciúme excita o furor do marido; e não terá compaixão no dia da vingança…” “O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor”. “Quem ama os prazeres empobrecerá, quem ama o vinho e o azeite jamais enriquecerá”. “O homem justo fica atento para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel”.
(Leia a história de Salomão, na Bíblia. Leia, também, Provérbios 6. Tudo foi inspirado, uma vez que a Bíblia é um livro inspirado pelo Espírito Santo de capa a capa.)

Últimas

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

O ex-vereador de Itapetininga, Douglas Mateus Monari Baptista, conhecido como Douglas da Farmácia, permanece foragido, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Ele foi condenado a 10...

Corpo de homem de 21 anos é encontrado em caixa d’água no Taboãozinho

Em um mês, cidade tem cinco mortes investigadas

Itapetininga registra, dentro de um mês, cinco mortes sendo investigadas. Até o momento, quatro das cinco ocorrências estão sendo investigadas como mortes suspeitas, enquanto a quinta investigação segue sob sigilo....

Santander abre 50 vagas para programa de Trainee

O Santander abriu inscrições para a 10ª edição de seu programa de Trainee. Com início previsto para janeiro de 2025, a iniciativa contempla oportunidades de trabalho em São Paulo, em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.