São João Batista

Nas minhas matinas, leio a Bíblia, oro de joelhos por todos e por tudo e leio um livro de meditações. Atualmente, leio “ Um Olhar sobre a Cidade” do Câmara. Haverá, no céu, muitas pessoas de muitas igrejas cristãs, porque no fundo, bem no fundo, todos creem que Jesus Cristo é o único Redentor e o único Mediador entre Deus e os homens. Há muitos iluminados e alguns só não querem dar o braço para torcer. Lá no céu haverá muita admiração, pois, o fulano, que não torcia o braço por causa da sua igreja, vai dizer, admirado: Ah! Você está aqui!?
Pois bem, o escritor famoso que me refiro, numa de suas meditações, por duas vezes, disse: “Quando conseguiremos partir da devoção popular por São João Batista para dar a nossa Gente uma visão mais exata e mais rica de São João Batista?…” Depois, quase na conclusão, mais uma vez, disse: “Quando conseguiremos partir da devoção popular por São João Batista para ensinar a nossa Gente que a nossa missão é como a do Batista: de preparar os caminhos para Cristo?!…”
Os meus amigos notaram que é Cristo e só Cristo que merece toda honra, toda glória e todo louvor e João Batista fez isso muito bem, pois quando viu Jesus se aproximando dele, disse: -“Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. ” Batista, como afirmou Câmara, “quando Cristo apareceu, pedindo para ser batizado por Ele, o Espírito de Deus o iluminou, revelando-lhe que ele estava diante do Messias a quem viera anunciar…” Diz o autor do livro que “a partir dali sentiu que a missão de preparador dos caminhos estava terminada. Chegou Aquele cujos caminhos ele viera preparar. E mandou que os seus melhores discípulos o largassem para seguir o Mestre. ” Afirma ainda que “foi coragem! Ele tinha discípulos como Simão, a que Jesus preferiu chamar de Pedro. Ele tinha discípulos como João, que se tornou o discípulo amado de Cristo: São João evangelista. ”
É uma pena que o povo não lê, não sabe ler, não medita e não percebe que Jesus Cristo deve ser seguido, pois ele vai sempre adiante, pois é o caminho para o Céu. Foi ele quem disse: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida. ” Jesus é Deus, é Filho unigênito do Pai Eterno, é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ah! Se as pessoas não somente recitassem, mas meditassem no Credo Apostólico que diz: “Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espirito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao Hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao céu, está assentado à mão direita de Deus Pai Todo Poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos. ”
É com todo respeito que uso esta figura de linguagem: Colega Câmara, quando conseguiremos partir da devoção popular de São João Batista para ensinar que a nossa missão é como a de João Batista?
Conselho do apóstolo Paulo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. (I Ts.5:21)

Últimas

Cidade registra nova morte por Covid após dois meses

Semana registra 810 novos casos de Covid

A confirmação de novos casos de COVID-19 segue alta em Itapetininga. Em um semana, foram registrados 810 novos casos da doença. O número de morte por coronavírus na cidade chegou...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga