Saudoso futebol itapetiningano

Com a pelota nos pés se destacaram muitos jogadores de futebol que atuaram por muitos anos nos clubes de Itapetininga, proporcionando intensa alegria e exultando de contentamento a maior parte da população da cidade e também da região
Espetáculos, como verdadeira arte, foram exibidos, principalmente nos chamados anos dourados – nos campos de terra ou gramados- locais. O futebol, que nesta quarta-feira, 19, teve comemorado seu “Dia”, encantou todos os segmentos da sociedade, sendo considerado como um dos melhores entretenimentos da região, seguindo, claro, o sentimento geral de todo o Brasil.

Não por acaso que Itapetininga manteve mais de 15 equipes quer disputavam o campeonato varzeano, representando bairros, vilas e distritos do município, com “paixão e amor”, como lembra constantemente o popular Canarinho, um dos maiores conhecedores da história do futebol na região. “Eram batalhas memoráveis e disputadas com intenso fervor”. As vilas, a partir da Nossa Senhora de Aparecida, passando pelo antigo Paquetá, até os Distritos do Rechã, Morro do Alto, Alambari (naquela época, Distrito de Itapetininga), ou Gramadinho, se orgulhavam de seus “valentes e intimoratos times de futebol”, como sempre apregoava o saudoso João Biscoito, esportista e Diretor do Derac por alguns anos. “São todos os times com razoável padrão técnico”, acrescenta Canarinho, que também jogou em time varzeano.

Além dos times varzeanos, o futebol em Itapetininga e de interesse geral, era representado por três clubes respeitados e considerados, então, de ponta: a Associação Atlética, cognominada de “Veterana”, porquanto surgiu na década de 1930, sucedendo um time chamado Ferroviária, que atuava em área em frente ao Hospital Regional; o Clube Atlético Sorocabana, o CASI e o DERAC, ambos fundados em 1950, com grande número de torcedores e quadro social surpreendente.

Disputavam os campeonatos oficiais da Federação Paulista de Futebol, todos com desempenhos satisfatórios, sendo que a Associação foi por duas vezes finalista em disputa à segunda divisão da entidade. Sempre as partidas foram marcadas pelo empenho, vigor e raça dos jogadores, contando sempre com o apoio irrestrito e fervoroso das respectivas torcidas, chegando, às vezes, às raias da violência.

Nessas três equipes, com “certo” orgulho representando Itapetininga, nas várias épocas, jogadores de alto nível como Feijão, Cauchiolli, Malatesta, , Cardoso (Oswaldo), Eleuzes, Brasilino, Nico, Paulão, Carlitão, Geraldo Alves, Zé Carlos, Mirando, Soco, Miguel Ortiz, Liceu, Aleixo, Costa Pinto, Toninho Abrami, Canarinho, Orlandinho, Tico-Tico, Marquinho, Ferreirinha, Oliveira, Naef, Camarguinho, Naul, Plínio fontes, Wady Esaú, Elias Isaac, Jacinto, Jabor, Cocada, Generoso….e tantos outros, que listando teria de utilizar muitas páginas deste periódico, que atuaram com o coração e energia incontida”, sem nenhuma recompensa financeira, fizeram histeria.

Foram anos de pleno entusiasmo e alegria pelo futebol e de todos os craques guardamos na transparência das nossas lembranças as defesas, os dribles, passes e gols memoráveis que enfeitiçaram a multidão de Itapetininga em todos os campos da cidade.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga