Sumidouro

Aonde foi parar a Guarda Municipal que ajudava o cidadão a viver melhor seu dia-a-dia? Dava gosto ver aqueles moços e moças impecáveis em seus uniformes azuis… Próximo às escolas, eles desempenhavam com galhardia o seu ofício. No cruzamento da Quintino com a José Bonifácio, tive o privilégio de ver de perto seu trabalho. O valente postava-se no meio da pista, soava seu apito, abria os braços e os motoristas paravam educadamente. Às vezes, o servidor ainda acenava aos pedestres, mandando-os passar com segurança. Em qualquer situação, eram eficientes, elegantes e fidalgos! De repente, não mais avistei nenhum deles, nem sombra! Uma pergunta paira no ar: por onde andam aqueles moços que ajudavam a cidade a viver em paz? Será que foram abduzidos por uma espécie alienígena para ajudar a manter a ordem num planeta bem distante?
Mas o desaparecimento dos soldados da Guarda Municipal não é a única sumição que ocorre na querência! Algo de muito estranho acontece neste pago descoberto pela Mula-Madrinha e, heroicamente inaugurado ao som de um cincerro.
E os garis que passavam de madrugada pelas ruas do Centro? Muitas e muitas noites eu despertei com uma dança de vassouras varrendo, varrendo… Havia algo de mágico naquela varrição: alguns garis cantarolavam; outros, assobiavam, riam… Pareciam tão felizes no seu ofício à luz da lua!
Aquela gente educada e simpática que me atendia no Instituto Vida, pra onde foi? Eu era tão bem atendido que até me esquecia que estava ali por ordem médica! Há quem diga que já tem aposentado pensando em suicidar-se porque sem sua receita, nem consegue respirar! E o desfile de carnaval, cadê? O Festival do Boteco, o Circuito Cultural Paulista, o Vale-Alimentação dos aposentados e pensionistas? Nossa!
De uns tempos para cá, tá tudo sumindo, sumindo… Pior que ninguém sabe quando a desgraceira vai parar! Com tanta coisa na cidade indo pras cucuias, já corre um boato, que a próxima decisão da prefeitura será mudar o brilho do Sol e a luminescência da Lua. Ambos os astros somente poderão iluminar e aquecer o “Centro de Compras”! E, ai do Sol se deixar escapar uma só réstia lá pras bandas do “Pito Aceso”! Será apagado sem piedade por Ordem de Interdição!
Já tem linguarudo por aí dizendo que a “Voçoroca do Sul” é na verdade um “Buraco Negro”!

Últimas

Cidade tem 25 mortes em sete dias e UTIs estão 100% lotadas

Cidade registra 24 mortes em apenas dez dias

Os primeiros dez dias do mês de junho registram uma marca preocupante, a cidade confirmou 24 mortes em decorrência da Covid-19 e 579 novos casos. Nesta quinta-feira, dia 10, o...

Modelo denuncia racismo em oferta de trabalho

Modelo denuncia racismo em oferta de trabalho

A modelo e estudante de fisioterapia Bruna Campos denunciou uma situação de racismo que sofreu durante uma oferta de trabalho. Ela combinava, pelo whatsapp, detalhes de um trabalho freelancer que...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga