Tipos de Olhos

Machado de Assis, o maior escritor realista do Brasil, no seu livro Dom Casmurro, afirma que Capitu possuía olhos oblíquos e de ressaca. Quando era adolescente ficava imaginando como eram esses olhos de Capitolina.
Há olhos azuis, verdes, pretos e castanhos. Há olhos sorridentes, românticos, morteiros e sensuais. Salomão dizia que a sua amada possuía olhos como os da piscina de Hesbom e para termos uma ideia, embora fugidia, afirmou noutro texto bíblico, que os seus olhos eram como os das pombas ( Cantares 1:15 e 7:4)
Os olhos, no entanto, são perigosos, pois eles, como já disse alguém, são a fonte universal de todos os pecados do mundo. Foi por isso que Cristo nos exorta a termos bons olhos. ( Mat. 6:22 e 23)
Eles, os olhos, são a primeira origem da culpa. Moisés, o cronista da criação, no livro de Gênesis, afirma que “Eva, vendo que a árvore era boa para se comer e agradável aos olhos e árvore desejável, tomou do seu fruto e comeu e deu, também, ao seu marido, e ele comeu com ela”. ( Gênesis 3:6)
Observe, leitor amigo, que ela viu e notou que a árvore era agradável aos seus olhos e desejável. Foi através dos olhos que Lúcifer se armou para nos ferir, pois ferindo o casal, feriu a raça humana. Os teólogos de Westminster disseram que “quando Deus criou o homem fez com ele um pacto de vida, com a condição de perfeita obediência: proibindo-lhe comer da árvore da ciência do bem e do mal, sob pena de morte”. Deus é soberano e criou até mesmo uma árvore da ciência do bem e do mal. Dizem, ainda, os teólogos do século XVII, que “visto que o pacto foi feito com Adão não só para ele, mas, também para sua posteridade, todo o gênero humano que dele procede por geração ordinária, pecou com ele e caiu com ele na sua primeira transgressão”. Teologia pura.
Todos os pecados do ser humano, tanto os de pensamento, como os de palavra, os de obra saem imediatamente do coração, todavia esse órgão vital segue os olhos. Foi por isso que o sábio Salomão, inspirado por Deus, ordenou: “Guarde o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Prov. 4: 23) Jó, o homem mais paciente dos homens, disse: “Se o meu coração segue os meus olhos, então semeie eu e outro coma.” Falava Jó de sua integridade e que jamais o seu coração seguira os seus olhos.
Cristo, o Mestre dos mestres e nosso salvador, afirmou que “do coração procedem os maus pensamentos, morte, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos”, porém todos eles têm a fonte nos olhos.Leitor, como são os seus olhos?´Será que são lascivos?

Últimas

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Nesta quarta-feira, dia 16, durante patrulhamento da Operação Itapê + Segura, equipes da Guarda Civil Municipal de Itapetininga prenderam um suspeito nas proximidades de uma escola municipal na Vila Mazzei....

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga