Tocha Olímpica

Todo mundo está falando da Tocha Olímpica. Um repórter chegou a dizer que não há coisa mais emocionante. A tocha tem atraído milhares de pessoas. Os privilegiados, com orgulho, ostentam a tocha, correndo com galhardia. A emoção é enorme e alguns a carregam rindo e chorando ao mesmo tempo. O riso da alegria e do prazer e o choro pelas batidas do coração que aumentam a adrenalina. Que alegria! Que festa! Que prazer!
Segundo uma lenda, Prometeu roubou o fogo de Zeus para entregá-lo aos mortais. Prometeu e Zeus eram deuses da mitologia grega. Eles não eram santos e soberanos como o nosso Deus e chegavam a cometer atos que só os ímpios praticam, por exemplo, roubar. Durante a celebração dos jogos olímpicos, na cidade grega de Olímpia, mantinha-se aceso o fogo até que durassem as competições. O fogo, na antiguidade, era considerado sagrado, uma vez que era difícil adquiri-lo.
A Bíblia, que é a Palavra de Deus, fala que Moisés, apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, no lado ocidental do deserto, quando chegou ao monte Horebe, o Anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama de fogo, no meio duma sarça. Diz a história sacra que Moisés olhou e viu a sarça que ardia em chamas e não se consumia. Creio que Camões, o pai da língua portuguesa, se inspirou neste ato e num soneto, definindo o amor, afirmou: “Amor é fogo que arde sem se ver.”
O fogo que o libertador do povo de Israel viu ardia e não queimava, pois a sarça não se transformava em cinzas. Quando ele se aproximava para ver aquela maravilha, ouviu uma voz que provinha do meio da sarça: “Moisés, Moisés.” Ele, imediatamente, sem ver quem o chamava, mas vendo o fogo que queimava sem queimar, respondeu: “Eis me aqui!” Era Deus, que é espírito, quem falava. Adonai continuou: “Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.” Disse mais: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” Moisés, ouvindo a voz e não vendo ninguém, escondeu o rosto, porque temia olhar para Deus.
Foi nessa ocasião que o maior profeta que já existiu na terra recebeu a incumbência de libertar o povo de Israel, que vivia escravizado no Egito. Moisés quis saber o nome de Deus e ele. O soberano, disse: “Eu sou o que sou.” ( Êx. 3:14) Alguém, num sermão onde predomina o conceptismo, indagou aos seus ouvintes: “Sabeis por que só Deus é o que é?” Depois sem esperar a resposta dos fiéis, pois usava um recurso oratório, respondeu: “Porque só Deus é o que foi e o que há de ser Deus: e só quem é e o que foi, é o que é.”
Depois desse fato miraculoso, Moisés, recebeu poderes do Eterno para libertar o povo de Israel. A Bíblia, também, afirma que Deus é um fogo abrasador, portanto merece respeito e reverência, pois assim como um pai terreno corrige o seu filho, assim o Criador “corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.” (Heb. 12:6)
Vendo a tocha, lembre-se da mensagem.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga