Todos estão sob a mira da justiça

Quando eu cheguei, só ouvi esta oração: – “Todos estão sob a mira da justiça.” A frase fora dita por Carlos de Alenquer.
Os três estavam coversando e eram amigos: Paulo, José e Carlos. Eram advogados e não procurei entrar no mérito da questão, uma vez que aprendi com o rei Salomão: “Quem se mete em questão alheia é como aquele que toma um cão pelas orelhas.” Como eu tenho certo medo de cachorro, embora sempre ouço falar que é o melhor amigo do homem, rindo para eles, esperei a minha vez para entrar na conversa.
Como o diálogo dos três amigos mudou de trajetória, só guardei a expressão filosófica: – “Todos estão sob a mira da justiça.”
Paulo, o apóstolo, escrevendo para os cristãos de Éfeso, disse: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora segundo o curso deste mundo…” o vocábulo “delito”, segundo o Aurélio, que é o amigo de todos, é o fato que a lei declara punível; crime, e, na mesma acepção, culpa, falta, pecado. Logo, numa conclusão lógica, todos são culpados e estão na mira da justiça.
Davi, o segundo rei de Israel, de um modo poético, assim se expressou: “Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens para ver se há alguém que entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.”
Alenquer estava certo no seu pensamento filosófico, embora eu não saiba do assunto da conversa. Todos os homens estão sob a mira da justiça divina. Todos, segundo a bandeirante do cristianismo estão andando segundo o curso deste mundo. (Uso o termo “bandeirante”, porque São Paulo foi quem levou as doutrinas do Evangelho para os lugares mais longínquos.)
Qual é o curso deste mundo? O apóstolo responde, não citando o lugar, onde o curso vai terminar, mas diz de um modo velado, usando eufemismos: “segundo o príncipe da potestade do ar;” “do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.” Procure, caro leitor, saber quem é esse príncipe e quem é esse espírito. Deus é amor, mas é justiça. Os dois andam de braços dados. O escritor da carta aos Hebreus afirma que Deus é juiz e, depois, no mesmo texto, assevera: “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”
Nem tudo está perdido, Jesus, que é a concretização do amor divino, disse ao ladrão na cruz que ficou do seu lado: “Hoje estarás comigo no paraíso.” Por que Jesus o salvou? Eis a resposta, fazendo uma exegese do texto sagrado. O amigo dos bens alheios reconheceu o seu pecado. Arrependeu-se. Reconheceu o poder de Jesus para salvá-lo e creu nele, chamando-o de Senhor. Diante de sua declaração de fé, Cristo levou-o para o céu.

Últimas

Casos de Dengue chegam a 209 em Itapetininga

Cidade passa de 900 casos de Dengue em três meses

Nos três primeiros meses deste ano, Itapetininga já contabilizou 914 casos de Dengue, um aumento significativo em relação ao total de 574 casos registrados em todo o ano de 2023....

Vendas de ovos de Páscoa devem aumentar apesar dos altos preços

Consumidores devem ficar atentos às compras de Páscoa

Com a Páscoa se aproximando, consumidores estão em busca dos tradicionais ovos de chocolate e demais produtos típicos da data. Porém, é importante ficar atento às práticas comerciais, alerta o...

Os sinos que cantaram a dor e a alegria já não tocam mais

Cras Itinerante estará em abril nos bairros rurais

O CRAS Itinerante leva, no mês de abril, orientações e prestações de serviços para os bairros rurais de Itapetininga. A unidade móvel orienta as pessoas sobre transferência de renda, Bolsa...

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

A prática esportiva é fundamental para o crescimento saudável de crianças e jovens, e também para os adultos se manterem saudáveis, proporcionando não apenas benefícios físicos, mas também contribuindo para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.