Tribalismo

Considero a plataforma YouTube uma das maiores invenções da Internet de todos os tempos. Criada há 21 anos (já!!!) por Chad Hurley e Steve Chen, dois funcionários de uma empresa de tecnologia situada em São Francisco, EUA. O site surgiu em virtude do inconveniente que era compartilhar arquivos de vídeo, já que estes eram muito grandes, o que dificultava seu envio por e-mail. Devido ao grande sucesso, em 2006 a toda poderosa e gigante Google a arrebatou pela “bagatela” de 1,65 bilhões de dólares, 9 bilhões de reais se convertido nos dias atuais.

Em 2019 o seu faturamento em publicidade foi de 15 bilhões de dólares, nada mais nada menos que 82 bilhões de reais. Os números são impressionantes e astronômicos! O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo e o segundo site com mais tráfego, atrás apenas do Google. Os usuários do YouTube coletivamente assistem a mais de 46.000 anos de vídeos a cada ano. Mais de um bilhão de horas de vídeos são assistidos todos os dias. Mais de 50.000 anos de vídeos de análise de produtos foram assistidos em dispositivos móveis nos últimos dois anos.

Zapeando estes dias pela plataforma (não sei se usa mais este termo.kkk, estou ficando velho…), navegando pelo Youtube estes dias, me deparei com um show sensacional, um daqueles que se pode dizer que paira uma “magia” uma energia intensa no ar, que tive a oportunidade de assisti-lo com minha esposa Silmara Piedade, em agosto de 2019, no estádio Allianz Parque, conhecido popularmente como Arena Palestra Itália ou Arena Palmeiras em Sampa.

O show que me refiro é o “Tribalististas Ao Vivo”, já considerado histórico. Três gigantes da música brasileira reunidos num mesmo palco: Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e a musa, uma das maiores cantoras de todos os tempos “Marisa Monte”. No reportório somente músicas compostas pelos Tribalistas, uma junção dos 2 discos (2002/2017) e outros sucessos de Marisa Monte em parceria com o poeta concretista Arnaldo Antunes e com multi instrumentista Carlinhos Brown gravados nos discos solos da musa. Não poderia faltar sucessos como: “Já sei Namorar, a belíssima e bucólica “Vilarejo”, “Amor I Love You”, “Velha Infância”, “Carnavália”, “Passe Em Casa” entre outros hits. Em trio ou em dupla eles já fizeram mais de 80 músicas.

Com uma banda formada só por craques com os nomes de peso; Pretinho da Serrinha (percussão/cavaquinho), Marcelo Costa (bateria), Pedro Baby, filho de Baby Consuelo ou do Brasil como preferirem, (guitarra) e Dadi Carvalho, que foi baixista do lendário “Novos Baianos”. Ou seja, só poderia resultar num show antológico.

Os telões posicionados estrategicamente no palco são um show a parte, com um material de imagens antigas, retratos 3×4 feitas pelo admirado mestre Júlio que há mais de 40 anos aplica tinta sobre fotografia resultando num ar nostálgico e de beleza.
Para fãs como eu um completo deleite. Um show que faz bem a mente, aos ouvidos, coração. É só assear o Youtube ir no buscador e digitar; Tribalistas Ao Vivo E se deleite também!
Até a próxima…

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga