Ui!Pá!

Dia desses, ao pôr-do-sol, escuto minha vizinha chamar e saio para o corredor… Deparo com a distinta tentando afastar um gato que parecia colado ao chão! Quando me aproximo, o bichano tenta correr, mas apenas consegue arrastar-se com suas patas traseiras imobilizadas! Então, cai a ficha: o coitadinho tá ferido! Eu e minha confrontante olhamos o entrevado sem saber o que fazer.
Tento estabelecer um contato imediato de 1º grau com meu irmãozinho miador, mas ché! Ele arreganha os dentes e lança um olhar que sentencia: não me toque, ô enxerido! Tá bom, tá bom, já entendi… Digo pra mim mesmo…
Enquanto eu e a moradora adjacente trocamos confabulâncias sobre o que fazer, o contundido esgueira-se por debaixo do meu portão e aninha-se num armário, no quintal, onde guardo ferramentas. E fica lá, encolhido, com olhos assustados…
A primeira coisa que me vem à mente é telefonar pra UIPA e pedir ajuda… Pergunto a diversas pessoas conhecidas sobre a dita-cuja… Algumas dizem que já tem tanto bicho no pedaço, que a entidade está mais cheia do que Arca de Noé, não cabe mais nenhum, nem sogra mal-amada! Outros afirmam que a casa não tem gente o bastante pra cuidar do bicharedo, que não tem apoio do governo e sobrevive a duras penas! Alguém vai mais longe e diz que o seu nome tá errado e que o correto seria “UI!Pá!” E agora? Fazer o quê?
Mas, com “UIPÁ!” ou sem, o “felinoso” havia escolhido a casa onde moro para abrigar-se e curar suas feridas… Cabia a mim, como bom filho do Divino-Santo-Pai, prestar socorro ao “confradinho”… Procurei uma pequena vasilha, enchi-a com água e deixei-a próxima do meu inesperado hóspede. O danadinho apenas olhava, olhava… Mas, quando eu tentava me aproximar, rangia os dentes e rosnava…
Dia seguinte, providenciei ração, coloquei-a numa cumbuca e deixei-a ao lado do “miante”… E assim se passaram vários dias…
Na sexta feira, de manhãzinha, fui verificar como estava o “sete vidas” estropiado, mas, nem sinal do destemido! “Tomou Doril”, virou um cisco, escafedeu-se…! Na horinha, pensei: se andou é porque sarou, mas- puxa vida- custava muito o danadinho dar um miau de despedida?
Mas não tem nada, não, a minha parte eu fiz e Deus viu tudo… E nem careci da “UI!Pá!”

Últimas

Memórias de uma geração marcada pelos cinemas

Bancos funcionam normalmente hoje

As agências bancárias funcionam normalmente nesta sexta-feira, dia 13. As unidades bancárias não tiveram atividade presencial no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com...

Vitrine – Celebração e encontros

Vitrine – Celebração e encontros

Travessa 81 Juliane Hooper é cantora, compositora, letrista, musicista e intérprete. Escolheu o sobrenome “Hooper” como stage name quando se viu artista pela primeira vez. Paranaense, a artista tem com...

SP solicita urgência na aprovação da vacinação para crianças entre 5 e 11 anos de idade

Campanha de Multivacinação segue até dia 31

Itapetininga segue com a Campanha de Multivacinação. A intenção é promover a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos ( 14 anos, 11 meses...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.