Um dia o povo explode

Ninguém governa sozinho. Todos precisam de secretários, ministros e conselheiros. Aquele que tenta agir sem receber conselhos, cai em desgraça. Os conselheiros, no entanto, precisam ser probos e de confiança. Salomão, o terceiro rei de Israel, num de seus provérbios, afirma: “ não havendo sábia direção, cai o povo, mas, na multidão de conselheiros, há segurança. ” Numa outra ocasião disse: “ Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória.
”Pois bem, quando Salomão morreu, assumiu o poder o seu filho Roboão. Uma comitiva da congregação de Israel, encabeçada por Jeroboão, inimigo do rei Salomão, veio conversar com o novo monarca. Assim disse: “Teu pai fez pesado o nosso jugo, agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos. ”
Roboão ouviu calado o povo e depois respondeu-lhe: “Ide-vos e, após três dias, voltai a mim. O povo se foi.
Assevera o cronista que Roboão, a princípio, demonstrando prudência, tomou conselhos com os anciãos e estes disseram: “Se hoje, te tornares servo deste povo, e o servires, e, atendendo, falares boas palavras, eles se farão teus servos para sempre. ”
Afirma o escriba, que Roboão desprezou o conselho dos idosos e foi se aconselhar com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam. Os moços disseram: “Assim falarás a este povo que disse: Teu pai fez pesado o nosso jugo, mas alivia-o de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos impôs jugo pesado, eu ainda aumentarei; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. “
Roboão, no dia aprazado, disse aos seguidores de Jeroboão, conforme o conselho recebido dos jovens e não deu ouvidos ao povo.
Os homens, diante das palavras do sucessor de Salomão, disseram: “Que parte temos nós com Davi. Não há para nós herança no filho de Jessé. ” O comandante Jeroboão disse: “Às vossas tendas, ó Israel! Cuida, agora, da tua casa, ó Davi. ” Dez tribos afastaram-se, dividindo o reino. Surgiram o reino de Judá, com duas tribos, sob o comando de Roboão e o reino de Israel, com dez tribos, dirigidas por Jeroboão, que foi ungido rei.
O jugo que o cronista diz é o imposto e além disso havia tributos e taxas e mais taxas. O povo vai suportando, todavia, um dia explode e não há quem segure um povo rebelado. Acontece no governo e em qualquer instituição. A taxa é um problema crônico, pois você tem que pagar, mesmo que não gaste e há sempre uma taxa mínima, não adianta economizar.
Há sempre um Jeroboão em qualquer governo, seja civil e até mesmo religioso para comandar os rebeldes.

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga