Um Novo Tempo?

A Virada Cultural SP, uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com as secretarias de cultura de diversos municípios do interior paulista, já se tornou uma tradição de extrema importância e de relevância no calendário artístico estadual.
Realizada desde 2005 em espaços abertos e gratuito ao publico , desta vez devido a pandemia do COVID19,teve que ser realizado no formato online.

Itapetininga já sediou 2 edições com muito sucesso em 2017 e 2018 na Marginal do Chá.

E neste ano de 2021 Itapê também foi uma das cidades que participou da Virada SP Online e a exibição foi neste último sábado 30/01 nas principais redes sociais ( Facebook, Instagram e Twitter ) no YouTube e também na Tvitapê através da operadora Claro/Net e nas páginas da emissoras na internet.

As gravações foram realizadas aqui mesmo na cidade no excepcional Teatro do SESI. Foram 12 horas de exibição interruptas.

Nomes de peso da nossa musica que é vasta e bela se apresentaram como a talentosíssima Larissa Targa as excelente duplas Chris e Beto, Nômade Orquestra, o rapper Fonão, Gio Moraes, Denise Assunção, Jup do Bairro, Da Ghama , Douglas Gibi e teve também a encenação peça teatral “O Filho Ingrato” sob a direção do Paulinho Carriel.

A atração nacional ficou por conta de Ivan Lins, um dos melhores músicos e letristas de todos os tempos da nossa boa MPB e idolatrado em países como Japão.

Ivan, tem um carinho todo especial pela nossa cidade, sempre que pode frequenta a região principalmente a cidade vizinha de Alambari, onde o seu amicíssimo e parceiro musical de longa data Rafael Altério, , e sua esposa a Rita Albuquerque possuem um dos melhores estudio de gravação do Brasil, na famosa e aconchegante fazenda rebatizada de “Gargolandia” no bairro de Tatetu, local em que o musico se casou e teve como padrinhos Rita e Rafael, inclusive a união civil do casal foi registra aqui na cidade. Ivan Lins é também “fanzasso” de vôlei, esporte que ele praticou durante muitos anos nas areias do Rio de Janeiro, sua terra natal, e comentou sobre o nosso querido Vôlei “Um”, que recebeu elogios do cantor . Tudo isso ele disse em uma entrevista no final da sua apresentação.

Descoberto em 1969 pela “imortal” Elis Regina, com a gravação definitiva da lindíssima canção “ Madalena.”

Ivan tem um papel fundamental na nossa música, principalmente nos períodos negros, sombrios e macabros da Ditadura Militar (1964/1985) e através da sua genialidade e talento conseguiu “driblar” os mentecaptos dos censores e gravou clássicos como: “Novo Tempo” “Depende de Nós” “Somos Todos Iguais Está Noite”, “ Começar de Novo”, “Cartomante”. , “Abre Alas” entre outras sensacionais e cruciais canções.

Músicas que se tornaram atemporais e servem perfeitamente para ilustrar este momento atual, tão obscuro e nebuloso que estamos vivendo no nosso triste Brasil.

Depende de Nós tentarmos reverter este cruel cenário, apesar de todo este negacionismo esta barbarie vigente em que vivemos e tentarmos seguirmos para um Novo Tempo.
Mas está muito difícil a tal luz no fim do túnel.
Até a próxima.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga