Uma magia natalina em forma de expressão artística

Por: Mayara Nanini

Existe uma magia por trás de toda criação artística que não é possível mensurar em palavras, apenas em sentimento.
É até arriscado tentar demonstrar a catarse, já que tudo depende do entendimento do leitor, mas seria muito egoísmo guardar em meu íntimo algo tão divino.
Logo, com o coração cheio de carinho, me arrisco em discorrer algumas palavras sobre a magia em forma de peça teatral que a Igreja São Roque apresentou ao público Itapetiningano, nos dias 21 e 22 de dezembro.
O nascimento de Jesus Cristo é uma data importante para a humanidade. Ele retrata o envio do Salvador que resgataria seu povo. É a luz de quem só andava nas trevas e a cura dos mais oprimidos. Logo, retratar os fatos que envolvem seu nascimento é reviver, com ternura, o amor que essa história tanto guarda.
E aqui, não tratamos de religião, mas da vivência de fé, seja pelo “sim” de Maria, pelo coração de José ou ainda pela gratidão de Isabel.
No momento da apresentação, o altar da igreja foi transformado em um palco de madeira com formato de cruz. A iluminação arrancou suspiros e a sonoplastia contou com música ao vivo, onde os próprios atores se desdobraram para encenar, cantar e tocar.
Fato é que o texto bíblico do nascimento de Jesus é recontado de geração em geração, sendo possível identificar até mesmo as falas e cenas retratadas. Ocorre que, a Cantata aqui citada, rompeu a barreira do óbvio e trouxe a poesia um tanto quanto perdida em decorrência do conhecimento geral.
A beleza foi tamanha que era possível dizer nunca ter visto as falas já tão lidas. Enquanto o coração muito sentia, as palavras do público perderam o som. Só foi possível se deliciar-se com a leveza de como a história passou a ser retratada.
No centro do palco dois anjos – com um figurino nada clichê – abrilhantaram o espetáculo. Podemos dizer que Jussara Chiavegato e Tamara Chiavegato são duas atrizes e cantoras impecáveis que, unidas, ganham uma força ainda maior. De forma sincronizada a voz de cada uma ecoou em timbre diferenciado. Elas conseguiram, por meio do talento e brilhante direção – mesmo em pouco tempo de ensaio – fazer da diferença de cada uma, algo marcante. Enquanto a voz de uma se entrelaçava na voz da outra, a mensagem parecia ter vindo do próprio céu.
Outra característica marcante foi a expressividade do elenco. Não se tratava de um simples teatro, onde precisariam citar as citações dos personagens bíblicos. Os atores sentiram e apreciaram cada palavra, fosse em forma de fala ou em canto.
É preciso fazer um adendo de que essa peça teatral conseguiu retratar também a vida dos pastores que tanto esperaram por um milagre. Na vida simples do campo viram uma estrela pungente e se encheram de alegria com a notícia do nascimento do grande Rei.
Sabemos que Natal é tempo de acolhida, principalmente, daqueles mais humildes que tanto precisam de luz. Tal mensagem foi inserida na Cantata de forma muito tênue e com brilhantismo, de tal forma que parecia compor a própria linha temporal dos acontecimentos que já conhecemos por décadas.
O grande poder da apresentação consistiu justamente em surpreender com algo que já se conhece e acender a magia de forma diferenciada.
Em verdade, a sensibilidade do diretor Milton Cardoso fez com que o verdadeiro sentido do natal fosse despertado em nossos corações. Quando todos esperavam um bebê em carne e osso, o elenco nos presentou com a luz que emana do nosso menino Jesus.
A igreja, antes escura e sedenta, se transformou em um rebanho iluminado. Atrás das chamas, olhares agradeceram por um momento tão enriquecedor e acolhedor.
Só não ama a arte quem nunca foi apresentado a ela do jeito certo. O trabalho do artista é árduo e dolorido, mas a Cantata conseguiu atingir tal objetivo.
Inexiste outro sentimento para retratar esse elenco (e aí também incluo direção, figurinista, atores, músicos, iluminação, o Padre Ivan e fiéis que auxiliaram na organização), que não seja AMOR.
Por meio do amor existe doação e, consequentemente, através dessa dupla, o público foi capaz de perceber que o natal está vivo em nossos corações. Há uma magia no milagre vivenciado por Maria e Isabel, assim como na missão destinada à José.
Não é preciso muito para recontar histórias, mas é necessário ter sensibilidade para prender um público que “busca o que já sabe que será contado”. Mais do que isso, é ter a capacidade de recontar histórias em forma de poesia.
Há muito o que ser dito e vivenciado no Natal, e esse muito foi sintetizado em poucos minutos, de forma bastante singular.
A magia do natal ressoou na igreja por intermédio da expressão artística de pessoas que fazem arte com o coração, sendo então essa história tão linda de Jesus recontada da forma mais sublime que eu não seria possível imaginar.
Itapetininga agradece por esse momento mágico e gratuito que abrilhantou a véspera de natal.
Torcemos para que nossos artistas sigam recontando histórias por meio do amor e que sempre exista um público sedento para aplaudir a beleza que ressoa da alma.
Que o Natal de cada um tenha sido repleto de luz e que 2024 possa ser ainda encorajado pela inspiração que gera a arte.

Últimas

CORREIO POLÍTICO 997

CORREIO POLÍTICO 997

Exército Após o final do prazo para a filiação de possíveis candidatos, continua a corrida atrás de partidos políticos. Um número maior de partidos traz mais candidatos a vereador e...

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.