Vice

A figura do vice, prefeito, governador ou presidente, sempre foi pouco compreendida.
Na eleição, a principal função do vice é não atrapalhar. Se acrescentar algum voto à chapa, melhor.
É comum o candidato a titular escolher um vice de boa imagem, tentando atrair para si tal virtude. Escolhas decorrentes de acordos partidários tendem a resultar em desavenças pessoais futuras.
No entendimento popular, o vice nada mais é que um plantonista, sempre à disposição, para suprir a falta, longa ou curta, do titular. O vice ideal, na visão do titular, é aquele que nada repara, nada vê e nada ambiciona.
Para evitar a função meramente figurativa, alguns vices acabam nomeados para secretarias e ministérios. Em havendo titular solteiro, o vice pode comandar as ações sociais do executivo, cargo tradicionalmente ocupado pela primeira-dama.
Quando a gestão é considerada boa, o mérito é só do titular, mas o coitado do vice é sempre lembrado, quando a gestão acaba mal avaliada. A rigor, o vice é uma autoridade que pouco pode e nada manda.
São raras, raríssimas, as gestões que comemoram um bom relacionamento entre titulares e vices. Existem titulares que operam malfeitos e saem em licença, deixando que os vices assinem as falcatruas.
Titulares ficam revoltados quando os vices, ocupando por curto período o cargo, tomam iniciativas pleiteadas e agradecidas pela população. O procedimento costuma agravar as desavenças do poder.
Na verdade, o vice não deve ser um simples e obediente estepe, sendo necessário que acompanhe o dia-a-dia da administração, pois pode a qualquer momento assumi-la. Vices de fato sugerem, discutem e, se for o caso, conspiram.
Vices são conspiradores natos, e há casos em que a conspiração chega a ser heroica. Conspiradores sem êxito acabam distanciados do Executivo, e alguns sequer comparecem à sede da administração.
O vice não exerce qualquer função, sendo mero plantonista. É pura expectativa, e, muitas vezes, torcida.
Vice é mais um caso de “teta de homem”. Existe mas não tem utilidade alguma.
Nossos legisladores precisam, com urgência, criar funções e responsabilidades para o vice. A função ideal é exercer a Ouvidoria, do município, estado ou país.
O vice não é subalterno do titular, e não perde a identidade, quando a tem, em virtude de exercer uma expectativa. Alguns governos merecem vices que conspiram.

Últimas

Falecidos da Semana

05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....

Câmara aprova orçamento de quase R$ 850 milhões

Câmara aprova orçamento de quase R$ 850 milhões

Na última sessão ordinária realizada na segunda-feira, dia 2, a Câmara Municipal de Itapetininga aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 128/2024, que estabelece o orçamento municipal para o...

Consumidores antecipam compras com o 13º salário

Consumidores antecipam compras com o 13º salário

Com a chegada de dezembro, o movimento nas lojas de Itapetininga começa a crescer. Consumidores estão aproveitando o pagamento do 13º salário para antecipar as compras de final de ano,...

Sindicato Rural oferece cursos para o próximo ano

Sindicato Rural oferece cursos para o próximo ano

O Sindicato Rural de Itapetininga anuncia a abertura das pré-inscrições para os cursos SENAR 2025, uma oportunidade para quem deseja aprimorar suas habilidades e impulsionar sua carreira no setor agropecuário....

Polícia Militar realiza simulação de ocorrência

Polícia Militar realiza simulação de ocorrência

Na quarta-feira, dia 4, o 22º Batalhão de Polícia Militar do Interior organizou um exercício que teve como objetivo ampliar a participação e integração das equipes em situações de alto...

Itapetininga tem média de 44 órfãos por ano

Itapetininga tem média de 44 órfãos por ano

Um levantamento inédito realizado pelos Cartórios de Registro Civil de São Paulo aponta que 44 crianças e adolescentes de até 17 anos ficam órfãos de pelo menos um de seus...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.