O ano de 2025 está passando como um avião a jato, e com ele, a corrida eleitoral para o próximo ano já está em ritmo acelerado. As eleições de 2026 vão definir o novo presidente da República, além de governadores, senadores, deputados federais e estaduais, e as articulações já estão bem avançadas em todos os níveis: nacional, estadual e municipal. Em Itapetininga, as articulações e especulações também prosseguem. As trocas de partidos, os rachas e novas candidaturas já estão nas pautas.
Nos bastidores da política local, já há boatos da candidatura à reeleição de Simone Marquetto (MDB), da candidatura da professora Paula Granato e a delegada Júlia Nunes (PSD).
Se confirmarem essas candidaturas locais, as três representam uma forte presença feminina nas disputas para Câmara Federal e Assembleia Legislativa, sinalizando um protagonismo maior das mulheres na política.
Os homens
É certa a candidatura do Deputado Estadual Edson Giriboni (UNIÃO) para mais um mandato. Outro nome comentado é o do prefeito Jeferson Brun (Republicanos), que, segundo rumores, poderia deixar o cargo para disputar uma vaga de deputado, seja estadual ou federal.
Outros nomes citados nos bastidores incluem o ex-vereador Marcelo Nanini e o atual presidente do PT local, Rafael Simões, que também avaliam entrar na disputa.
Janela partidária
A corrida também esquenta com a aproximação da janela partidária, período em que deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido sem risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
O prazo, conforme o calendário eleitoral, será entre o início de março e o início de abril de 2026, e promete redefinir alianças e rumos políticos em todo o país, inclusive em Itapetininga.
Mais 2026
As especulações crescem e há rumores de que a deputada Simone Marquetto deve sair do MDB durante a janela partidária para se filiar ao PP (Partido Progressista) dirigido por Ciro Nogueira, podendo sair candidata a deputada por essa legenda, se tornando cada vez mais próxima das causas da extrema direita já que Simone tem votado com o PL em quase todas as ocasiões.
Já a professora Paula Granato avalia o retorno à Rede Sustentabilidade ou uma eventual filiação ao PSB, reforçando seu alinhamento com bandeiras sociais e ambientais.
Criador e criatura I
É comum na política que mandatários indiquem seus sucessores, muitas vezes nomes pouco conhecidos que acabam sendo vitoriosos nos pleitos. No entanto, em muitos casos, a relação política e até pessoal entre ambos se desfaz em pouco tempo. Em Itapetininga, esse enredo tem se repetido com frequência.
Criador e criatura II
Foi isso que aconteceu entre os engenheiros José Carlos Tardelli e Ricardo Barbará, e, mais recentemente, entre Simone Marquetto e Jeferson Brun, que, segundo fontes, estariam afastados desde o início de 2023. A situação levanta questionamentos sobre o futuro político de ambos e se Simone voltará a exercer influência direta sobre o atual prefeito.
Para ler mais da coluna Correio Político, clique aqui.















