A Casa Kennedy realizará a 1ª edição da Mostra Zé Martins de Cultura Caipira, em homenagem ao músico referência da cultura sertaneja de Itapetininga, no sábado, dia 24 de janeiro, a partir das 15h. A entrada é gratuita.
O evento foi idealizado por Bene Martins, filho do músico, e ocorrerá no quintal da Casa Kennedy, que leva o nome também em homenagem à “Zé Martins”. Ao longo do dia, serão apresentadas palestras sobre a vida do sertanejo, exibição de filmes, teatro, dança e, claro, de apresentações musicais.
Durante a tarde, será servido bolinho de frango para o público, e a partir das 18h, será servido no quintal onde Zé costumava tocar para alegrar as festas juninas, arroz carreteiro e feijão tropeiro.
A Casa Kennedy fica localizada à Rua Prudente de Moraes, nº 716, no Centro.
O homenageado
Zé Martins, com seus mais de 40 anos de carreira, se tornou fundamental para firmar as raízes caipiras itapetininganas. O músico esteve presente, organizando, apoiando ou somente participando de todos os eventos e manifestações regionais: desde os festivais e rodas de violeiros promovidos pelo radialista Finfele nas décadas de 1970 e 1980, até os Festivais Nhô Bentico e Teddy Vieira, nos quais ele se consagrou como o maior campeão das 15 edições. Além disso, foi um dos fundadores do Clube da Viola de Itapetininga e uma figura importante nas edições da Música na Feira desde os anos 1990.
Violeiro dos encontros de cururu promovidos em Itapetininga, era também acompanhante principal do Grupo de Catira Nossa Senhora Aparecida. Fundou a Orquestra de Viola Caipira Teddy Vieira e se dedicou a formar diversos violeiros, educando sobre arte e o estilo de vida caipira, durante a sua trajetória.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Cultura.
















