Com o ritmo de vida cada vez mais acelerado, os tutores de animais de estimação em Itapetininga têm buscado alternativas para garantir o bem-estar de seus pets durante a ausência. As creches para cães, que antes eram novidade, agora estão se tornando essenciais para aqueles que desejam manter seus animais ativos e felizes enquanto trabalham.
A fundadora e proprietária de uma dessas creches no município, Luana Monteiro, e sua sócia-proprietária, a médica veterinária Dra. Gabriela Cassiani, foram uma das pioneiras desse tipo de negócio. “Nossa maior inspiração foi o amor pelos animais. A Gabriela tem mais de 13 anos de experiência na área pet, e eu, com mais de 10 anos em gestão empresarial, decidimos unir nossas vivências para oferecer o melhor serviço possível para eles”, conta Luana.
Além do cuidado diário, o local oferece uma série de atividades planejadas para estimular o comportamento natural dos cães, como a popular atividade de enriquecimento ambiental. “Trata-se de uma espécie de caça ao petisco, que estimula comportamentos como caçar, forragear e cheirar, tudo isso enquanto eles se divertem em obstáculos,” explica Dra. Gabriela. Outras atividades incluem brincadeiras em túneis, piscinas e com brinquedos interativos, tudo supervisionado por profissionais qualificados.
A segurança dos cães é uma prioridade na creche de Luana e Gabriela. Todos os animais precisam estar com a vacinação em dia e passar por uma avaliação comportamental antes de serem integrados ao grupo. “Somente cães sociáveis participam da matilha, e aqueles que mostram sinais de reatividade podem passar por adestramento antes de serem reavaliados”, explica Monteiro.
A rotina dos pets inclui alimentação e pausas para descanso, garantindo um equilíbrio entre atividades e relaxamento, segundo a médica veterinária. “Os tutores trazem a alimentação, e nós oferecemos durante o intervalo do almoço. Além disso, após as refeições, promovemos musicoterapia para ajudar os cães a relaxarem”.
A comunicação com os tutores é outro diferencial da creche. Fotos, vídeos e relatórios diários são compartilhados para garantir que os tutores acompanhem o dia a dia de seus pets. A profissional veterinária também realiza avaliações diárias, cuidando da saúde e do bem-estar dos animais.
A arquiteta e tutora da Shih Tzu “Amora”, Isabela Ferreira, diz que as creches para animais auxiliam muito na saúde e bem-estar de sua cachorrinha. “Como moro em apartamento e trabalhamos o dia todo fora, a creche acaba sendo uma mão na roda para mim, que além de tudo também tenho uma filha pequena agora. Assim a Amora tem sua diversão e carinho durante o dia e à noite também, conosco”.
O maior desafio, segundo as sócias, foi estabelecer esse novo serviço na cidade. “Itapetininga ainda não tinha esse tipo de negócio, então trabalhamos bastante para mudar a mentalidade local sobre o cuidado com pets. Hoje, atendemos de 60 a 80 alunos por semana e já tivemos mais de 400 pets desde a abertura”, comemora Luana.
Para ler mais notícias como essa, acesse o link.