No 20 de novembro, para comemorar o Dia da Consciência Negra, serão promovidas atividades organizadas pela “Frente Municipal Hip Hop Itapê” (FMH²-I) com o Tema: Inclusão e Pertencimento. O evento será realizado no dia 19 de novembro, das 14h às 22h, em frente ao Ginásio Ayrton Senna.
As atividades são organizadas pela Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, Fórum do Hip Hop do Interior de São Paulo, Escola de Samba Aristocrata e o Projeto Sexta é Nois. A entrada é, opcional, de 1 kg de alimento não perecível menos sal e fubá que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
Também será realizada a 3º edição da Estação Hip Hop. O evento irá comemorar os 50 anos da Cultura Hip-Hop no mundo, um dos principais movimentos de arte urbana e que envolve dança (breaking), arte gráfica (graffiti), performance (DJ) e música (Mc, Roda de Rimas e o Rap) com artistas da cidade e região.
Data agora é feriado estadual
O governador do estado sancionou em setembro o projeto de lei 370 de 2023, que institui em todo o Estado de São Paulo o Dia Estadual da Consciência Negra. Antes, o recesso nessa data era uma decisão de cada município. O projeto foi proposto pelo deputado Teonilio Barba (PT), e aprovado pela Alesp no dia 8 de agosto deste ano.
A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695. Ele foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares durante o período do Brasil-Colônia e ficou conhecido por representar a resistência e a luta contra a opressão da escravidão.
A efeméride tem o objetivo de potencializar a importância do debate sobre o povo e a cultura africana no Brasil, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas.