Com a crescente busca por consumo consciente e sustentável, a Feira das Magnólias tem se destacado no município como um ponto de encontro para brechós e microempreendedoras da moda. O evento, que acontece com frequência, voltou recentemente a promover a venda de roupas e acessórios de segunda mão, além de fomentar a economia criativa. A feira atrai tanto quem busca peças exclusivas quanto quem deseja apoiar pequenos negócios locais.
Segundo a personal stylist e co-criadora do evento, Naiana Branchini, a ideia da feira nasceu de encontros entre brechós na casa colaborativa Cazulo. “Eu participava com o meu brechó, o Brechorama, de alguns encontros de brechós. A partir dessas experiências, comecei a me conectar com outras donas de brechós, e decidimos formar um grupo para criar uma feira só de brechós. Assim começou a trajetória da Feira das Magnólias, no início de 2023”, conta Naiana.
O nome da feira foi escolhido de forma colaborativa, por meio de uma votação entre as organizadoras. “O nome ‘Feira das Magnólias’ foi o mais votado, em referência à flor que simboliza perseverança e amor à natureza. Quando na cor roxa, a magnólia também remete ao universo feminino, o que se encaixa perfeitamente com o contexto da feira”, explica Naiana.
A Feira das Magnólias é composta majoritariamente por brechós que expõem roupas, calçados e acessórios. Além disso, há espaço para expositoras que trabalham com economia criativa e sustentável, como biojóias, livros usados e artesanato. “Buscamos promover um consumo mais consciente, incentivando a reutilização de peças e fortalecendo mulheres empreendedoras”, afirma.
Interessados em expor seus produtos podem se inscrever pelas redes sociais da Feira das Magnólias, mas há uma condição: é necessário ter um brechó. O evento acontece quatro vezes ao ano e já passou por locais da cidade, como a Casa da Grazi, Casa Ierê e o Cazulo. “A última edição foi no centro da cidade, em um casarão antigo conhecido como Casa da Grazi, o que deu um charme especial à feira”, comenta Naiana.
O objetivo principal da Feira das Magnólias é promover a cultura do consumo sustentável e fortalecer as microempreendedoras. “Queremos mostrar que é possível ter um consumo mais consciente dentro da moda, além de dar visibilidade para as mulheres que estão à frente de seus negócios”, ressalta Naiana.
Beatriz Maia, responsável pelas redes sociais da feira, e Grazi Oliveira, que tem fornecido o local para as últimas edições, também fazem parte da equipe organizadora.