Laura Oliveira
No próximo domingo, dia 21 de julho, é o último dia da 29ª edição da Festa da Cerejeira de Itapetininga. A celebração, que acontece anualmente na Associação Cultural e Esportiva de Itapetininga – ACEI, famoso Kaikan, tem o objetivo de manter a cultura japonesa viva no município. O mesmo acontece nas redes sociais da itapetiningana e criadora de conteúdo, Arisa Suzuki, que diariamente mostra sobre sua vida como uma nipobrasileira.
Nascida em Tóquio, a influencer veio para Itapetininga quando ainda tinha 13 anos e contou como foi o processo de adaptação em uma cultura diferente. “Confesso que no começo não foi fácil, pois são mundos totalmente diferentes e dificilmente via nipobrasileiros, mas os itapetininganos são muito receptivos e calorosos, o que me ajudou muito na adaptação e hoje sou completamente apaixonada pelo Brasil”, explicou a influencer. Em seu perfil nas redes sociais, Suzuki compartilha sobre a cultura nipônica como receitas, jogos e outras tradições, junto de seus avós.
“Cresci na casa dos meus avós, então isso moldou grande parte da minha personalidade. Desde a culinária, até a música e programas de tv, que ainda fazem parte dos meus gostos e repertórios. Sempre recebo relatos muito emocionantes de pessoas que já perderam seus avós, mas que de alguma forma se conectam e sentem aconchego ao verem meus vídeos de receitas com o ditchan (meu avô), pois a criação nipobrasileira é muito ligada aos momentos dos preparos das refeições. E isso é minha maior motivação”, contou Suzuki.
“Trago em minhas raízes a disciplina e educação, tendo como princípio o respeito ao próximo, tão evidente no dia-a-dia do Japão”, complementa. Sobre seu início nas redes sociais, que já contam com mais de 330 mil seguidores, Suzuki diz que começou como modelo e ao mostrar sua rotina com costumes e tradições diferentes, focou totalmente nos conteúdos de cultura japonesa.
“A cultura japonesa é milenar e preserva valiosas tradições, valores, ritos e sempre procuro passar para a nova geração através da internet todo o conhecimento recebido dos meus avós. Por isso foco nos conteúdos sobre gastronomia, costumes, arte, cultura pop e entretenimento, para que de alguma forma consiga manter viva essa cultura tão rica no Brasil”.
E a influencer vai longe, fechando parcerias e divulgações com grandes marcas e festivais. “Meu principal objetivo criando os conteúdos sobre o Japão é conseguir aproximar as pessoas que admiram o país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer. E, principalmente, reconectar as pessoas que já tem suas raízes na comunidade nipobrasileira, com as curiosidades do Japão e sua culinária, trazendo conhecimento da cultura e boas memórias afetivas”.
Conforme Suzuki, o gostinho da culinária oriental pode ser saboreado no interior de São Paulo. “Observo que a comunidade nipobrasileira de Itapetininga mantém viva as tradições, com as festas do Kaikan, por exemplo. Onde reúnem as pessoas da comunidade e pessoas de fora interessadas na cultura, com opções deliciosas de pratos típicos, danças tradicionais e apresentação de taiko”, finalizou.