O produtor cultural Lucas Diniz foi selecionado como Agente Territorial de Cultura para a região de Itapetininga, em um processo seletivo nacional com mais de cinco mil inscrições em um processo seletivo que duraram exatos seis meses. Apenas 64 agentes foram escolhidos para o estado de São Paulo, o que destaca a importância da conquista para a região.
O Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) tem como objetivo fortalecer a implementação da Política Nacional de Cultura em todo o país. Para isso, o programa seleciona agentes em diversas regiões, que atuam como articuladores e mobilizadores da política cultural em seus territórios. Os agentes são bolsistas do Projeto Agentes Territoriais de Cultura, por terem ação cultural aprovada e apoiada com recursos do Ministério da Cultura, Governo federal.
Lucas Diniz é um produtor cultural experiente, com 14 anos de atuação na área. Ele é responsável pela Pererê Editora, focada na produção de livros infantis e poesias, e como produtor teve 54 projetos contemplados em editais de fomento do Ministério da Cultura, Secretaria Estadual da Cultura – ProAC, SESI, SESC etc., totalizando R$ 1,23 milhão convertidos em mais de 500 ações culturais.
“É essencial garantir que todas as pessoas, independentemente de sua origem ou condição social, tenham acesso à cultura. Acredito que a cultura tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”, destaca o novo Agente.
Sua formação acadêmica inclui pós-graduação em Gestão de Projetos e Programas Culturais, além de diversos cursos livres na área cultural e artística em algumas instituições internacionais, como a PennState University.
Como Agente Territorial de Cultura, pelo próximo ano, Lucas Diniz se dedicará às atividades do programa. Entre suas responsabilidades, estão a realização de um curso de formação, o planejamento de ações culturais em diálogo com coordenadores estaduais, a articulação com a comunidade local para fortalecer a política cultural no território, e a sistematização de suas atividades.
Sobre suas expectativas de atuação para o próximo ano, Lucas afirma: “Itapetininga tem uma rica cultura local que precisa ser valorizada e fortalecida. Faz tempo que trabalho com os artistas, produtores culturais e a comunidade em geral para promover a cultura da nossa região, porém, agora, poderei ampliar minha atuação através desse programa.”
O que se espera é que a atuação de Lucas Diniz como Agente Territorial de Cultura contribua para ampliar o acesso à cultura, fomentar a produção artística e cultural local e fortalecer os Comitês de Cultura na região de Itapetininga.
Para ler mais reportagens como essa, clique aqui.