A escritora Déa Paulino, natural de Itapetininga, mas que atualmente mora em Portugal, lançou o livro de poemas “Meu coração é um mangará”, no último domingo, dia 27 de julho, na Praça do Rosário, na banca Viaje com os Livros.
De acordo com a escritora, a ideia e o título do livro vieram de uma fixação com uma sequência de poemas. “Escolhi o título do livro a partir de uma sequência de poemas que foi minha primeira experiência de dedicação a uma obsessão. Pensar a existência, a forma, as cores e as possibilidades do mangará foi fascinante”. O mangará é a parte final da inflorescência da bananeira, de cor avermelhada, parecido com um grande coração.
“Não houve impulso. Reuni poemas de tempos diferentes e ordenei-os de um modo que se comunicassem e me comunicassem. Abandonei alguns poemas no caminho, e acarinhei outros tantos, no processo de reescrita”, explica.
A itapetiningana, que vive como nômade, mas que atualmente se estabeleceu em Portugal, voltou para Itapetininga para o lançamento de sua obra e diz que escreve o tempo todo. “Eu escrevo mentalmente o tempo todo, e procuro todos os dias transferir esses escritos para o papel. Para o livro, reuni formas e conteúdos que se relacionam e me dizem”.
A escolha para o lançamento no município veio de um motivo especial. “Minha família materna é de Itapetininga e a Gabi (dona da banca Viaje com os livros) fez a boniteza de ter a banca em um lugar que é parte das minhas memórias de infância. Porque admiro o trabalho da Gabi e é uma honra habitar um espaço concebido por ela. Também porque assim foi possível lançar o livro em um domingo à tarde, para que meus sobrinhos, que são crianças, estivessem lá”.
Déa ainda diz que o público tem recebido muito bem a obra e conta seu objetivo com o projeto. “Parte do meu trabalho tem sido desmitificar o livro e incentivar a literatura produzida por mulheres. É importante levarmos os livros também para as praças e para as ruas, para que mais pessoas possam acessá-los, porque os livros devem ser para todos”.
O livro está disponível no site da editora responsável pelo livro, ainda em pré-venda, no valor de R$ 60,00. Para garantir o exemplar, basta clicar no link.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Cultura.

















