Anuncie | Classificados | Contato
Jornal Correio de Itapetininga
Assine agora
Tenha acesso a todo
conteúdo do jornal!
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Edições
  • Cidade
  • Região
  • Economia
  • Polícia
  • Saúde
  • Esportes
  • Cultura
  • Comportamento
  • Oportunidades
  • Colunas
    • Alberto Isaac
    • Benedito Madaleno Mendes
    • Fábio Campos
    • Hermelio Moraes
    • Ivan Barsanti Silveira
    • Moyses Moreira Lopes
    • Pedro Novaes
Jornal Correio de Itapetininga
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
 

Modernistas encantaram o Público itapetiningano

Modernistas encantaram o Público itapetiningano

O concerto apresentado na cidade, provavelmente em 11 de agosto, fez parte da “Excursão Artística Villa-Lobos”. Foto - Reprodução/Acervo

Compartilhar no WhatsappCompartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter
CidadeporRedação
28/01/2022 00:45

Milton Cardoso
Especial para o Correio

Em breve será comemorado o centenário da Semana de Arte Moderna, aberta em 11 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. Até o dia 18 do mesmo mês este espaço abrigou continuamente uma exposição de artes plásticas. Nos dias 13, 15 e 17 foram realizados espetáculos de dança, música, conferências e leituras de prosa e poesia. Entre os diversos artistas que se apresentaram no revolucionário evento, estavam o compositor, violoncelista e maestro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e a pianista Guiomar Novaes (1894–1979), grandes expoentes da música, com reconhecimento nacional e internacional. Estes artistas, em momentos distintos de suas carreiras, abrilhantaram os palcos de Itapetininga com seus talentos ímpares.

A jovem Guiomar Novaes, com apenas 11 anos, se apresentou no Clube Venâncio Ayres no dia 21 de agosto de 1905. Segundo o correspondente do jornal “O Estado de São Paulo”, a cidade teve a oportunidade de “admirar mais uma dessas manifestações com que a natureza distingue os seres privilegiados. Trata-se de uma menina (…) e que apesar de sua tenra idade, tem-se revelado uma pianista excelente. Guiomar Novaes, tal é o nome dessa genial criança, acompanhada de seu velho pai, veio a esta cidade para dar um de seus apreciados concertos”, destacou.

Na apresentação Guiomar executou Chopin (“op. 69”), Schumann, Beethoven (“Sonata em Sol Maior”) e Leuset (“Primeira Rapsódia Húngara”). O programa do concerto ainda teve a participação do maestro e professor da Escola Complementar Caetano Bifone e das concertistas amadoras Alice Brisolla, Júlia Vasques e Ernestina Sampaio.

A intenção do pai, Manuel José da Cruz Novaes, com as apresentações da jovem Guiomar Novaes por várias cidades, segundo o correspondente da época, era de “formar um pecúlio afim de poder aperfeiçoar-se na dificílima arte que imortalizou o nosso compatriota Carlos Gomes”. Nesta época, a pianista já se apresentava nos saraus promovidos pelo professor Luigi Chiaffarelli no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Suas performances ganharam a admiração da crítica e do público. Três anos após sua marcante apresentação em Itapetininga, Guiomar fez sua primeira apresentação como profissional no Rio de Janeiro, executando a “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, de Gottschalk, e ganhou uma bolsa para estudar na França, fornecida pelo governo do estado de São Paulo, segundo o site Instituto de Piano Brasileiro.

Guiomar Novaes aos 15 anos candidatou-se para entrar no Conservatório de Música de Paris, sendo avaliada por um júri formado por célebres músicos como Claude Debussy, Moritz Moszckowski e Gabriel Fauré foi “aprovada em primeiro lugar, dentre 388 candidatos para 11 vagas, das quais somente duas reservadas a estrangeiros”, conta o site.

A pianista conquistou o público europeu a partir de 1911. Com os adventos da 1ª Guerra Mundial mudou-se para os Estados Unidos. Sua carreira foi extremamente bem-sucedida naquele país. Destacava-se ao interpretar Schumann e Chopin, sendo grande divulgadora da obra de Heitor Villa-Lobos. Em 15 de fevereiro de 1922, Guiomar sobe ao palco do Municipal, cessando as enormes vaias e insultos direcionados a Oswald de Andrade. Sua última apresentação pública ocorreu em 1973, no festival de Campos do Jordão. Faleceu no dia 7 de março de 1979.

Ao contrário de Guiomar, Villa-Lobos quando se apresentou em Itapetininga, em 1931, já era um maestro e compositor de prestígio na Europa. Em sua passagem pela cidade, escreveu uma dedicatória à Escola Normal. O importante documento assinado por Villa-Lobos, pela sua esposa Lucília Guimarães Villa-Lobos (também presente na Semana de 22) e pelo pianista João Jorge Lima, foi localizado décadas depois, em 1988, pelas professoras Neuza Aboarrage e Maria Aparecida Vendramini, tornando motivo de grande orgulho para os itapetininganos. O concerto apresentado na cidade, provavelmente em 11 de agosto, fez parte da “Excursão Artística Villa-Lobos”.

Uma Turnê pelo Estado
Ao retornar ao Brasil, em junho de 1930, Villa-Lobos encontrou um novo ambiente causado pela Revolução de 1930. Nada estava favorável aos modernistas na época. Para o maestro, a nomeação em novembro de 1930, do interventor do Estado de São Paulo, João Alberto Lins de Barros, foi fundamental para seus projetos no início da Era Vargas, como a “Excursão Artística Villa-Lobos” pelas cidades interioranas.

O objetivo da “Excursão Artística” era despertar nas plateias interioranas o gosto pela música brasileira e a defesa da arte e do artista brasileiro. A turnê envolvia mais de 50 cidades, todas realizadas pela malha ferroviária estadual custeadas pelo Governo. Outras despesas (hospedagem, locação do espaço, divulgação) eram patrocinadas pelas prefeituras e o cachê dos artistas e demais integrantes vinham da bilheteria.

O primeiro concerto ocorreu em 20 de janeiro de 1931, na cidade de Campinas. O quarteto original era formado por Villa-Lobos (tocando violoncelo), a pianista Lucília Guimarães, a cantora Nair Duarte Nunes e a pianista Antonieta Rudge, além do produtor Cleto Rocha e técnico de piano de cauda Antônio Chechim Filho. A apresentação em Itapetininga ocorreu numa quarta etapa do projeto, etapa ocorrida entre os meses de julho e agosto.

Em agosto de 1931, Villa-Lobos cedeu uma entrevista ao jornal “Estado de São Paulo” e avaliou que o resultado até aquele momento tinha sido muito satisfatório. “O resultado dessa primeira campanha foi para mim um orgulho como brasileiro, e como o amigo em especial da plateia de São Paulo. Tenho o maior desejo de ver a nossa plateia na altura das mais cultas que tive a felicidade de conhecer na Europa”.

Nessa reportagem destacou que as cidades que mais o surpreenderam na turnê foram Avaré, Botucatu, Itu, Presidente Prudente, Salto, Santa Cruz do Rio Pardo, Taubaté e Itapetininga, “onde fomos recebidos por quatro mil pessoas e onde nos foi dado assistir ao extraordinário orfeão da Escola Normal, um dos melhores orfeões de São Paulo, e que é dirigida pelo professor Modesto (Tavares) de Lima. Nessa cidade o diretor da Escola Normal e a sua congregação e as de outras escolas foram encantadores conosco”, lembrou.

A “Excursão Artística” chegou a Itapetininga de automóvel, graças a uma cortesia da comitiva tatuiense. Segundo o livro escrito por Chechim Filho, na entrada da cidade foram recepcionados pelos alunos da Escola Normal. Após uma breve saudação da comissão Itapetiningana seguiram para a prefeitura, acompanhados pelos estudantes e por inúmeras pessoas. Em frente ao prédio da Prefeitura foi realizada a saudação oficial pelo prefeito Antônio Fogaça de Almeida. Ao final da saudação, o coral da Escola Normal “cantou uma peça cujo nome não me lembro”, escreveu.

Chechim Filho escreveu seu livro, publicado em 1987, baseado em sua memória dos eventos artísticos que participou, obviamente há dados incompatíveis. Como há poucos registros dessa época, a dedicatória localizada pelas professoras Neusa e Maria Aparecida e a foto com a presença das normalistas, dos músicos e professores da Escola Peixoto Gomide, nos ajuda a entender que na chegada a Itapetininga, Villa Lobos tenha sido recepcionados pela comitiva Itapetiningana na Escola Normal e apreciado o orfeão regido pelo professor Modesto Tavares de Lima.

O concerto foi realizado no Cineteatro São José. O espaço do palco e a boa acústica do local (hoje demolido), foi elogiado por Antônio Chechim Filho. Segundo o técnico de piano, o concerto apresentado por Villa-Lobos, Lucília, Nair Nunes e Souza Lima foi aplaudido com muito entusiasmo pelos itapetininganos.

Após 90 anos, a presença da “Excursão Artística” mostrou-se um projeto ousado, marcando uma nova etapa na vida de Heitor Villa-Lobos como educador e possibilitando ao público ao interior do Estado ter acesso aos grandes artistas da época. Outra herança desta turnê foi a composição, durante as viagens de trem, da marcante “O Trenzinho do Caipira”, escrita durante segunda etapa da “Excursão”, entre fevereiro e março, de acordo com o pesquisador Nataniel Marcos Bádue Filho. Infelizmente, como não conseguimos o programa da peça, não podemos saber se o público itapetiningano teve a honra de ouvir as primeiras audições da peça.

Últimas

Cidade registra 15 mortes por Covid em sete dias
20/05/2022 00:59

Santa Casa de Sorocaba pode deixar gestão do HLOB em junho

O Hospital Municipal de Itapetininga “Dr. Léo Orsi Bernardes” deverá se tornar um hospital-escola. Com a necessidade de mudanças e acréscimo de serviços, o atual contrato de gestão firmado entre...

Domino’s, Vest Casa, Itaú e Skala Fashion encerram atividades na cidade
20/05/2022 00:53

Domino’s, Vest Casa, Itaú e Skala Fashion encerram atividades na cidade

Nas últimas semanas a cidade sofreu algumas baixas no setor comercial. Os setores bancário, vestuário, alimentício e de utilidades foram os afetados. Empresas como Domino’s Pizzaria (a maior rede de...

Etecs abrem inscrições para o Vestibulinho do 2° semestre de 2022
20/05/2022 00:52

Etecs abrem inscrições para o Vestibulinho do 2° semestre de 2022

O período de inscrição para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) começou nesta quinta-feira, 19, e vai até às 15 horas do dia 6 de junho. O Vestibulinho...

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde
20/05/2022 00:51

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Fatecs oferecem isenção e redução da taxa de inscrição do Vestibular
20/05/2022 00:50

Fatec oferece 300 vagas em sete cursos em Itapetininga

Os candidatos a uma vaga para os cursos de graduação tecnológica das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) já podem conferir as principais datas do processo seletivo para o segundo...

Atendimento a moradores em situação de rua é ampliado devido ao frio
20/05/2022 00:47

Atendimento a moradores em situação de rua é ampliado devido ao frio

A Prefeitura de Itapetininga ampliou nesta semana, os atendimentos a moradores em situação de rua em virtude das baixas temperaturas previstas no município nos próximos dias. A ação foi planejada...

20/05/2022 00:45

Exposição permanente na prefeitura conta a história da cidade de Alambari

Milton CardosoEspecial para o jornal Correio de ItapetiningaUma boa opção para quem visita a simpática e acolhedora cidade de Alambari é conhecer o Centro Cultural do Paço Municipal, inaugurado em...

Vitrine – Realismo
20/05/2022 00:45

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

SESI apresenta exposição “Terra Terreno Território”
20/05/2022 00:40

SESI apresenta exposição “Terra Terreno Território”

O SESI Itapetininga apresenta a exposição Terra Terreno Território, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini, a partir do dia 3 de junho, sexta-feira, no Centro de Atividades Benedito Marques...

Confira a programação no aniversário de Alambari
20/05/2022 00:40

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

carregar mais
 

mais lidas

Fiscalização flagra irregularidades em bombas de combustíveis na cidade

Expoagro anuncia programação de 16 a 24 de abril de 2022

Domino’s, Vest Casa, Itaú e Skala Fashion encerram atividades na cidade

Justiça acata denúncia do MP contra homem que confessou ter matado Susana

Coca-Cola divulga calendário da Caravana de Natal, em Itapetininga será no dia 15

 

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

ASSINE AGORA
 

Sobre o Jornal

  • Conheça nossa história
  • Fale Conosco
  • Onde Estamos
  • Política de privacidade

Para seu negócio

  • Anuncie no Jornal Impresso
  • Anuncie no Portal

Outros Canais

  • Colunas
  • Mapa do site

Editoriais

  • Cidade
  • Comportamento
  • Cultura
  • Economia
  • Especial
  • Esportes
  • Oportunidades
  • Polícia
  • Região
  • Saúde

Audiência do Portal

Páginas vistas
14.676
out.2021 Total de páginas visualizadas no site do Jornal em maio de 2021, segundo o Google Analytics.
Visitantes únicos
7.911
out.2021 Total de visitantes diferentes do site do Jornal em maio de 2021, segundo o Google Analytics.

Acompanhe nas Mídias Sociais

© 2022 Correio de Itapetininga. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Correio de Itapetininga.

Criação de Sites
  • Notas de Falecimento
  • Edições
  • Últimas Notícias
  • Colunas
  • Cidade
  • Região
  • Economia
  • Polícia
  • Saúde
  • Esportes
    • Vôlei
  • Cultura
  • Comportamento
  • Oportunidades
Assine Agora
  • Fale Conosco
  • Anuncie
  • Classificados
  • Sobre o Jornal
    • História
    • Onde Estamos
    • Política de privacidade
SIGA O CORREIO DE ITAPETININGA