O curta-metragem “O Invertebrado”, uma adaptação contemporânea e sensível da obra “A Metamorfose”, de Franz Kafka, contemplada pela Lei Paulo Gustavo 2023 e realizada em Itapetininga, teve seu lançamento oficial nesta quarta-feira, 27 de novembro, no Youtube.
Através de uma narrativa que transita entre realidades paralelas, “O Invertebrado” acompanha dois personagens: Gregor Samsa, o protagonista de Kafka, e um trabalhador do presente, ambos imersos em suas respectivas lutas internas. Enquanto o trabalhador lê a famosa obra A Metamorfose, ele se vê em uma sequência de situações de vida que espelham, de maneira surpreendente, os dilemas de Samsa. O filme coloca em paralelo a alienação social e o abandono emocional que afligem esses indivíduos, refletindo sobre os desafios existenciais de diferentes épocas e realidades.
O curta aborda de forma intensa e atual temas como o descarte da humanidade em nome da “inutilidade”, a falta de empatia social, a solidão, e os graves impactos emocionais e psicológicos da vida moderna, como a depressão, a ansiedade, o pânico, os traumas e até o suicídio. Esses elementos são explorados como uma metáfora para a degradação física e mental que pode ocorrer quando o ser humano se vê desamparado pela sociedade.