A escola modelo foi instalada em Itapetininga em 1895, sendo a primeira escola Normal do interior do estado. Foi um tremendo impacto e símbolo de progresso para uma cidade do interior que não possuía uma escola de graduação de professores, na época equiparado a uma faculdade!
Conhecida como a Escola Normal, também denominada escola Modelo, o imponente Instituto de educação foi um grande presente para a cidade e região.
A construção do prédio próprio das escolas ocorreu em alguns anos, com a conclusão das três escolas que formaram um belo conjunto educacional, no ano de 1911, assim denominadas: Peixoto Gomide, Adherbal de Paula Ferreira e Cel. Fernando Prestes.
A obra, de proporção grandiosa, foi projetada por um escritório de arquitetura de São Paulo, muito conhecido naquela época, do arquiteto Ramos de Azevedo, o qual havia projetado importantes obras na Capital e interior. Assim, Itapetininga ganhava um monumento, de estilo neoclássico, o qual, no início, se destacava na paisagem urbana, em local nobre, com uma praça que também levara o mesmo nome, ao lado de uma das principais ruas de comércio de Itapetininga, a Campos Salles.
Naquela época, viviam na cidade cerca de 18.000 pessoas, com um perímetro urbano cinco vezes menor que o atual, com diversas construções de destaque, geralmente pertencentes ao poder público, as quais definiam as características arquitetônica, geopolíticas, de polo e hierarquia das cidades da região, que formatavam uma identidade urbana da cidade.
“As escolas, através de seu conjunto de três edificações unidas em um só elemento arquitetônico, eram de proporções monumentais para a época. Pousavam como uma das principais estruturas edificadas na cidade. Tornaram-se referência na cidade, pois além do seu porte majestoso, foram implantadas numa praça grande e bela, formando-se no local o principal ponto atrativo de Itapetininga.
Naquela janela do tempo, as escolas, assim como diversos outros edifícios públicos, a exemplo, a sede do antigo batalhão do exército (hoje DER), Santa Casa, Delegacia de Polícia, Colégio Imaculada Conceição, Estação ferroviária Sorocabana, dentre outros, eram um destaque, impondo-se na malha urbana, como um dos símbolos mais fortes da cidade. O Instituto Peixoto Gomide conquistou seu espaço e carinho da população desde sua implantação.
O conjunto das edificações é bonito, e gracioso. Desde o início, o estabelecimento educacional com sua imponente arquitetura conviveu bem com as demais construções de destaque, que, já detinham diversas correntes arquitetônicas, ecléticas, características da maior parte das cidades paulistas.
Nos tempos atuais, 124 anos depois, a instituição educacional não mudou de função e continua muito ativa. Porém, a forma pela qual o conjunto das três escolas se relaciona com a cidade agora é diferente do início. Em 2003 as escolas foram tombadas pelo Condephat, como patrimônio histórico, arqueológico, artístico e turístico. Em 2014 as escolas foram eleitas como símbolo da cidade, em concurso realizado pela Tv Tem.
Fato interessante é verificar que, com todo o crescimento da cidade, populacional e físico, com adensamento do tecido urbano, com inúmeros e novos edifícios na cidade, as escolas preservam seu espaço, sua presença marcante, sua atmosfera atemporal e a aura de uma grande personalidade. Por tudo isso as escolas são muito queridas de toda a população, hoje e sempre.
Através das décadas, a arquitetura das edificações foi se alterando, refletidas tanto nas edificações públicas como nas privadas. Estilos como o clássico, art noveau, art deco, neoclássico, moderno, pós-moderno, contemporâneo, entre outros, lapidaram uma característica eclética, típica das cidades da nossa região.
Como as escolas configuram um estilo arquitetônico definido, coerente e uniforme, o conjunto obteve uma presença marcante na cidade, confirmando através dos tempos, sua importância arquitetônica, cultural, histórica e turística, como um dos principais marcos da cidade. E, principalmente, ao longo dos anos esse conjunto não perdeu força frente às inúmeras novas construções que foram erguidas. Continuam belas e imponentes, sem sentir a ação dos tempos!
Portanto, as escolas representam um símbolo incontestável, um patrimônio histórico, educacional e cultural, o qual poderia se transformar num grande espaço cultural, de lazer e turismo para a população de Itapetininga.
*René Mattos – Arquiteto. Ex-aluno do Instituto Peixoto Gomide (1962 – 1973) – Especial para o Correio de Itapetininga