Amanhã, dia 24, o show “Um Século de Jazz e Blues – Dos anos 1920 a 2020” da cantora, dubladora e atriz Taryn Szpilman encerra a primeira mostra de Jazz & Blues do SESI Itapetininga com chave de ouro. A artista que se destaca como uma das maiores intérpretes de Jazz & Blues no país, traz em seus espetáculos uma performance vocal vigorosa, muito “influenciada pelas grandes cantoras do Jazz & Blues aliada a estética das atrizes do cinema clássico de Hollywood das décadas de 1940 e 1950”, conforme explica a produção. O show acontece no teatro do SESI, na Vila Rio Branco, a partir das 20h, com entrada gratuita. Reservas devem ser feitas pelo Meu SESI.
Taryn coleciona inúmeros elogios da crítica especializada e apreciadores sobre sua produção musical, entre eles, Roberto Menescal, Zeca Baleiro e Jô Soares, que destaca sua interpretação da cantora de jazz estadunidense Billie Holiday como uma das melhores que ele já tinha visto.
Seu último CD solo, “Nouveau Vintage Café” (2016) é dedicado a história do Blues entre as décadas de 1940 e 1970. Taryn participou da coletânea “Bossa Lounge”, produzida por Roberto Menescal, com a canção “I Say a Little Prayer For You” atingindo uma excelente vendagem e execução no mercado mundial e nas plataformas digitais “com mais de sete milhões de downloads no Spotify”, informa a produção. Em 2003, Taryn participou da gravação de um disco produzido pelo lendário guitarrista Andy Summers (The Police, Eric Burdon & The Animals), realizado no estúdio do músico em Los Angeles.
Em 2019, Taryn estreou “Marilyn – Luz & Sombras”. O espetáculo foi escrito pela própria cantora com Anna Cristina Campagnoli e Maria Pia Sconamilio, que também assinou a direção cênica. O trabalho trazia músicas de jazz e blues que Marilyn Monroe, ícone do cinema mundial, interpretou em filmes musicais da década de 1950. As apresentações foram realizadas nas casas de Jazz Manouche (RJ) e Blue Note, além do Teatro Municipal de Niterói.
Os fãs de telenovela já puderam conferir as marcantes interpretações de Taryn. Para citar as mais recentes, “Mais que o Tempo” foi canção-tema dos personagens Jane (Pamela Tomé) e do sensível Camilo (Maurício Destri) na novela de época “Orgulho e Paixão” (2018). “Thou Swell” faz parte da trilha sonora da série “Passaporte para Liberdade” (2021). A notável canção gravada na década de 1930 foi interpretada por excelentes cantores como Natalie Cole, Ella Fitzgerald e Frank Sinatra.
“Livre estou, livre estou, não posso mais segurar” – Taryn ainda alcançou a posição de uma das mais importantes vozes da animação nacional ao cantar e dublar no Brasil a rainha Elsa de Arendelle da animação “Frozen – Uma Aventura Congelante” (2013). “Ser a dubladora e cantora da Elsa é, sem dúvida, um marco na minha vida e na minha carreira. Muitas crianças conversam comigo na rua e online. Sei que, de certa forma, sou uma influência na vida delas”, falou a reportagem do portal UOL em 2018.
Berço Musical – A cantora carioca é a quinta geração de uma família de grandes músicos. Taryn é filha do maestro Marcos Szpilman fundador da Rio Jazz Orchestra, orquestra que se tornou uma referência do formato na música brasileira. Neta do instrumentista e compositor Waldemar Szpilman, que foi parceiro de Villa Lobos. Uma curiosidade: o avô de Taryn era primo do pianista Wladislaw Szpilman, retratado no emocionante filme “O Pianista” (2002), de Roman Polanski. Sucesso do cinema foi indicado a sete Oscars e destaca a tenacidade de um músico durante a 2ª Guerra Mundial que mesmo com toda perseguição por ser judeu anseia por trazer seu melhor para as pessoas com a sua música.
Imperdível – Estão previstas no repertório do show “Um Século de Jazz e Blues – Dos anos 1920 a 2020”, as canções “I Say a Little Prayer for You”, “Can’t Hold out Much Longer”, “Fine and Mellow”, “For Once in My Life”, “I Put a Spell on YouI”, “Idolize You”, “Kashmir”, “Piece of My Heart”, “Como Nossos Pais”, entre outras.
O show irá acontecer no teatro do SESI localizado na avenida Padre Antônio Brunetti, 1360, na Vila Rio Branco. A classificação de toda Mostra é livre. A entrada é gratuita com reservas do ingresso pelo Meu Sesi. Informações: 15 3275-7920 ou envie uma mensagem pelo WhatsApp 15 99839-8846.
Artista ímpar, Taryn Szpilman respondeu com imenso carinho as perguntas de nossa equipe. Confira abaixo.
Correio – Taryn para o espetáculo de amanhã o que o público itapetiningano pode esperar de uma artista tão completa como você?
TARYN – Neste sábado contatei e cantarei a história do Blues, e de tudo que nasceu dele como o jazz o soul e o rock.
Correio – Taryn você canta blues e jazz há 25 anos, mas sua carreira artística ganhou destaque com as crianças e adolescentes com o sucesso da versão dublada de “Let it Go”, uma das músicas mais tocadas da Disney. Esse sucesso mudou sua carreira? E aproveitando, quais são os maiores desafios para o artista quando trabalha com dublagem?
TARYN –O sucesso de Frozen certamente mudou a minha vida e vejo como uma missão. A dublagem é uma arte desafiadora e apaixonante.
NÃO PERCA
Hoje, às 20h, a Mostra do SESI Itapetininga apresenta “Acarahyba Trio”. Jamil Lima, Alexssander Anacleto (Leco) e Lobato Acarahyba se reuniram para interpretar as composições do pianista Acarahyba, além de músicas de consagrados compositores brasileiros. Ao longo da sua carreira, apresentou-se em diversos programas de TV, casas de Jazz, teatros, atuando com diversos músicos de renome da noite carioca e paulista. O trio desenvolveu sempre uma preferência pelas suas composições e a música instrumental, que é a sua paixão. A entrada é gratuita com reservas do ingresso pelo MEU SESI.