“Já cheguei a ter 94 pares de tênis. Hoje só tenho 34”, brincou o customizador e colecionador Ricardo Augusto Castro Nicolau. Seu apelido é Nego e após trabalhar em loja de calçados e vender roupas, ele viu na oportunidade de customizar, ou seja, personalizar tênis, uma área promissora de prestação de serviço. Há 4 anos no mercado, conta que o setor cresce substancialmente e presta serviços para clientes de São Paulo, Itapetininga e região.
Fã e jogador de basquete, ele expõe que a paixão por tênis é antiga e tem influência da mãe. “Ela gostava de calçados. Talvez porque também trabalhava em loja do setor e tinha vários. Peguei o gosto dela, mas tem um diferencial: não me atrai a ideia de ter um tênis igual ao de outra pessoa”, conta o customizador. Essa situação o levou a sempre ter tênis diferentes nos pés, seja para utilizar nas quadras ou para o dia-a-dia.
Mas personalizar não é única forma de dar vida a um tênis. “Uma lavagem correta e alguns ajustes pode deixá-lo similar ao novo”, explica Nego. E foi lavando um Vans aqui, um Adidas ali que limpá-los também começou a fazer parte do leque dos serviços prestados. “Tem jeito certo de lavar e as pessoas me mandam para fazer da maneira correta”, explica
Na customização, “o primeiro foi um Nike, mas a experiência não foi bem sucedida, pois a tinta não era adequada e quando fui em uma casa noturna ela começou a soltar”, relembra. Após pesquisas, ele investiu em tintas apropriadas e um aerógrafo (pistola de ar comprimido) e começou a “hypar”, termo utilizado para aqueles que se destacam nas redes sociais. “Mas aí veio a pandemia”, recorda.
Trágica para diversos setores econômicos, Nego conta que foi aí que os serviços expandiram. “O pessoal tinha tênis velho, ou sujo em casa e mandavam para mim. Em média, passei a receber cerca de 5 pares diariamente para realização de algum serviço”, diz. Foi então que ele viu que a paixão por tênis e gosto por animes e desenho se entrelaçaram.
Air Jordan 1
Entre os customizadores há uma ética. “Ninguém cópia o desenho do outro. Quando alguém pede algo já feito, eu não faço”, explica Nego, que tem o atleta LeBron James como de seus atletas preferidos. “Claro que depois de Michael Jordan”, alerta. Aliás, Air Jordan é uma das linhas de tênis da empresa Nike mais cobiçadas pelos apaixonados por calçados, sejam os primeiros lançados em 1985 ou os outros 30 modelos que compõem a coleção.
A paixão de Nego pela originalidade da marca faz com que o serviço prestado se confronte no campo da moral. “Por exemplo, pra mim, customizar um Air Jordan 1 é como fazer um bigode na Monalisa (quadro de Leonardo Da Vinci). A não ser se ele seja da cor branca, ou esteja muito desgastado”.
Customizar tênis virou um negócio rentável. Além disso se encaixa no que alguns especialistas chamam de “moda sustentável. A arte ganha cada vez mais adeptos seja pelo preço ou o prazer de ter algo exclusivo nos pés. Sobre o preço para personalizar, o artista é categórico: “depende da complexidade da arte e das cores”.