Lojistas do setor do varejo de Itapetininga esperam um crescimento de 10% nas vendas para o Dia dos Pais em comparação ao ano anterior. Esta é a primeira data comemorativa do segundo semestre e o otimismo do setor é impulsionado pelas melhorias da situação econômica do Brasil e, do ponto de vista subjetivo, das novas relações entre as famílias resultantes do pós-pandemia. A data será comemorada no dia 13 de agosto.
Gerente de uma maggazine, Edna Maria Furtado, conta que está otimista com o cenário de venda para esta data. “A procura está melhorando gradativamente nesta semana. Mas é na sexta-feira e no sábado que o ‘bixo pega’, revela. Conforme a gestora, é esperado um crescimento de 10% nas vendas em relação ao ano passado”, completa.
A gerente contou ainda que no pós-pandemia as vendas em datas como Dia dos Pais, Das Mães e até mesmo dos avós tem alavancado o comércio. “Perdemos quanta gente querida por causa da Covid-19 e isso mexeu com as famílias que, além do amor do cotidiano, nestas datas estão fazendo questão de comprar uma lembrança e dar como recordação às pessoas próximas”, diz.
O vendedor Tião Mauricio conta que há alguns itens preferidos para presentear os papais. “O povo procura cinto, calça e sandália para os pais de mais idade. Mas há também muitos pais que são jovens e se vestem no estilo da juventude, e os filhos buscam tênis, camisas floridas, bonés, o que vale é alegrar o `coroa` independente do look”, diz o vendedor.
A enfermeira Patrícia Fernanda conta que irá gastar três vezes neste Dias dos Pais. “Marido, pai e sogro. Quero dar uma lembrancinha pra cada”, conta. Questionada sobre o valor que pretende gastar entre um ou três presentes ela afirma: no máximo R$ 500. Tudo pra alegrar estes que são os homens da minha vida”.
Cenário Nacional
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que as compras para o Dia dos Pais neste ano devem crescer 8,5% no que tange ao cenário nacional. A estimativa é de que o valor médio a ser gasto seja de R$ 244, alta de R$ 7 em relação ao ano passado.
Sobre os locais de compras, os dados apontam que 74% dos consumidores pretendem realizar suas compras nos canais físicos, sendo principalmente em shoppings centers (31%), nos shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%. Já 39% pretendem realizar as compras pela internet, sobretudo em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%).