Em Itapetininga, o montante de IPVA em atraso referente ao ano de 2025 já soma R$ 8,4 milhões, de acordo com levantamento da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). Atualmente, 12.170 veículos do município permanecem com o imposto pendente. A frota tributável local é composta por 70.978 veículos. A estimativa de cobrança de IPVA em 2025 é de aproximadamente R$ 50 milhões.
O IPVA incide sobre veículos novos e usados, incluindo automóveis, motocicletas, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus, caminhões, veículos de locadoras e máquinas pesadas, desde que registrados no Estado de São Paulo.
Estão isentos do imposto os veículos com mais de 20 anos de fabricação, além de táxis, automóveis conduzidos por pessoas com deficiência, veículos pertencentes a igrejas, entidades sem fins lucrativos, órgãos públicos e ônibus ou micro-ônibus destinados ao transporte urbano.
Consulta e pagamento do IPVA 2026
Os proprietários podem consultar o valor do IPVA 2026 nos caixas eletrônicos, aplicativos bancários, internet banking ou diretamente no site da Sefaz-SP, informando o número do Renavam e a placa do veículo. Também é possível verificar o valor venal do automóvel por meio do Sistema de Veículos (Sivei), disponível no portal da Secretaria (https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/Paginas/ipva-pagamento.aspx).
Formas de pagamento do IPVA 2026
Os proprietários poderão escolher entre as seguintes formas de pagamento com vencimentos de acordo com o final de placa do veículo:
À vista
– Cota única antecipada em janeiro com desconto de 3%;
– Cota única em fevereiro, sem desconto;
Parcelamento, sem desconto, de acordo com cota mínima
– Em até 5 vezes, de janeiro a maio
Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%; aos que escolherem pagar em cota única, sem desconto, é 22 de abril. Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.
Para efetuar o pagamento do IPVA 2026, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor).
No Estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento, sendo mais rápido, fácil e confirmado imediatamente. Ao obter o QR code, gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP, o recolhimento pode ser feito junto a mais de 900 instituições financeiras, contemplando especialmente os cidadãos com contas digitais e que não possuem conta nos grandes bancos.
As tradicionais formas de pagamento estão mantidas. É possível efetuar o recolhimento pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Multas e consequências do atraso
O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.
A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Todas as informações sobre IPVA podem ser consultadas na página do IPVA no portal da Sefaz-SP.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Economia.















