A Black Friday de 2024 já está sendo aguardada com grande expectativa em Itapetininga. Com a aproximação do evento, no próximo dia 29 de novembro, o comércio da cidade se prepara para oferecer descontos e promoções especiais, buscando atrair consumidores em busca de boas oportunidades antes do fim do ano.
A presidente da Associação Comercial de Itapetininga, Jacqueline Venâncio, projeta um aumento de 5% a 6% nas vendas em comparação ao ano passado, destacando que o momento é ideal para os comerciantes se destacarem e fidelizarem seus clientes. “Este é um momento importante para o comércio, que tradicionalmente gera um grande movimento nas lojas. A expectativa é que tenhamos um aumento nas vendas entre 5% e 6%. Acredito que a criatividade de cada comerciante será fundamental para esse crescimento. Quem souber se adaptar, oferecer algo diferente e conquistar a atenção do consumidor, terá ótimos resultados”.
Ela ainda ressalta que, embora a data seja famosa pelos descontos em grandes redes, o comércio local tem grande potencial de aproveitar a ocasião para atrair novos consumidores e movimentar a economia da cidade.
Um estudo da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), encomendado pela PiniOn, revelou um crescimento na expectativa de consumo dos brasileiros para a Black Friday deste ano. 46,4% dos consumidores planejam gastar mais do que no ano passado.
A maioria pretende desembolsar entre R$ 50,00 e R$ 600,00. A pesquisa, divulgada na quinta-feira, dia 21 de novembro, e entrevistou 1.702 pessoas em todo o país. 37,3% dos participantes pretendem aproveitar as promoções, enquanto 32,8% não planejam comprar nada e 30% ainda estão indecisos.
Embora a intenção de compra tenha diminuído levemente em relação a 2023, o aumento no número de indecisos sugere que boas ofertas podem influenciar a decisão de compra, de acordo com a ACSP. O estudo aponta que 51% dos consumidores são atraídos pelas grandes promoções e descontos exclusivos. Outros 46,5% procuram itens específicos, e 22,2% desejam antecipar as compras de Natal. Além disso, 50,9% dos entrevistados planejam usar a primeira parcela do 13º salário nas compras.
Os comerciantes locais também estão otimistas e preparando suas lojas para as promoções. A dona de uma boutique de roupas femininas no centro de Itapetininga, Mariana Lopes, afirma que a Black Friday tem sido uma excelente oportunidade para alavancar as vendas e fortalecer sua marca. “A Black Friday sempre foi um momento importante para nós. Mesmo com a concorrência de grandes redes, percebemos que o público valoriza o atendimento personalizado e as promoções que oferecemos, com descontos em peças selecionadas. Estamos criando combos e promoções exclusivas para a data, que acredito que atraem mais o consumidor local”, comenta Mariana.
Além disso, a boutique de Mariana preparou um esquema especial de horários e promoções online, visando também aqueles que preferem comprar de forma prática pela internet. “A ideia é facilitar a vida do cliente, com um atendimento online rápido e entrega no mesmo dia para quem não tiver tempo de vir até a loja”, explica.
Outra expectativa positiva vem do proprietário de uma loja de eletrodomésticos, Thiago Almeida, que também aposta no sucesso da Black Friday. “Este ano, estamos oferecendo descontos em produtos que são desejo de consumo, como televisores, celulares e eletroportáteis. A nossa ideia é atrair não só os consumidores tradicionais, mas também aqueles que estão na busca por produtos mais tecnológicos”.
Segundo ele, a experiência de anos anteriores têm mostrado que os descontos em produtos de maior valor agregado são os mais procurados. “Por isso, estamos investindo em promoções agressivas, que podem ser a diferença para um bom fechamento de vendas”, explica.
E engana-se quem pensa que as promoções ficam apenas no âmbito dos produtos. Na parte da estética, a designer de sobrancelhas e lash lifter, Joice Caroline, também pretende criar promoções para suas clientes.
“Ainda não lancei qual será a promoção, mas pretendo dar descontos especiais para quem já é minha cliente e uma promoção para atrair novas clientes”.
Compras online
Ainda de acordo com a pesquisa da ACSP, a preferência esse ano será por compras online. Cerca de 54,5% dos consumidores pretendem adquirir produtos através de grandes redes de varejo na internet. As categorias mais procuradas são roupas, calçados e acessórios (38,9%), celulares (21,2%) e perfumes (19,4%). O pagamento à vista continua sendo o preferido.