O período de inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2026 foi prorrogado até as 20h do dia 5 de junho. Em Itapetininga, estão disponíveis 65 vagas distribuídas em duas unidades.
Na Etec Darcy Pereira de Moraes, na Chapadinha, são oferecidas 30 vagas para o curso técnico de Enfermagem, no período da tarde.
Já na Etec Professor Edson Galvão (escola agrícolaa), há 35 vagas para o curso técnico de Química, no período noturno.
O Centro Paula Souza (CPS), responsável pela administração das Etecs, oferece aproximadamente 33 mil vagas em cursos técnicos e especializações técnicas em todo o Estado de São Paulo, nas modalidades presencial, semipresencial e online.
O cadastro deve ser realizado exclusivamente pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 50 e a prova será aplicada no dia 21 de junho, às 13h30.
Inscrições
Para participar do processo seletivo, o candidato deve acessar o site oficial do Vestibulinho, preencher a ficha de inscrição disponível na área do candidato e responder ao questionário socioeconômico.
O pagamento da taxa de R$ 50 deve ser realizado até o último dia de inscrição, podendo ser efetuado em agências bancárias, pela internet, por aplicativos bancários ou por cartão de crédito, por meio da ferramenta disponibilizada no portal do Vestibulinho. A inscrição somente será confirmada após a compensação do pagamento.
As informações fornecidas são de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. O Manual do Candidato e a Portaria do processo seletivo trazem informações detalhadas sobre a documentação necessária e demais orientações.
As Etecs também disponibilizam computadores com acesso à internet para candidatos que necessitem de apoio para realizar a inscrição. Nesse caso, é necessário entrar em contato diretamente com a unidade para verificar os horários de atendimento.
Cursos técnicos e especializações
Nesta edição do Vestibulinho, são oferecidas 31.717 vagas para cursos técnicos nas modalidades presencial, semipresencial e Ensino a Distância (EaD). Para concorrer, o candidato deve ter concluído ou estar cursando, no mínimo, a segunda série do Ensino Médio ou equivalente.
Também estão disponíveis 1.200 vagas para cursos de Especialização Técnica, sendo 660 presenciais e 540 online. Nessa modalidade, além do Ensino Médio concluído, é necessário possuir formação técnica compatível com a especialização escolhida.
Pontuação acrescida
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede bônus na nota final do exame. Estudantes afrodescendentes recebem acréscimo de 3%, enquanto candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental na rede pública recebem 10%. Quem se enquadra nas duas condições pode obter bônus total de 13%.
O CPS orienta os candidatos a verificarem atentamente os critérios previstos na portaria do processo seletivo, uma vez que a matrícula poderá ser indeferida caso as informações declaradas não atendam às exigências estabelecidas.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Educação.


















