Estudantes da escola Peixoto Gomide estiveram representando a cidade de Itapetininga na USP (Universidade de São Paulo), durante a Semana de Geografia da USP, que está em sua XXI edição.
O projeto deste ano teve como título: “Justiça climática não basta! Vamos repensar nosso futuro, todos pelo Ribeirão dos cavalos!”. O projeto foi desenvolvido desde o mês de maio e teve como eixos a conscientização da população quanto ao uso racional do entorno do Ribeirão dos Cavalos e a questão social, onde existe a comparação entre o tratamento dado ao Ribeirão do Chá e Ribeirão dos Cavalos.
Durante o desenvolvimento, os estudantes colocaram a mão na massa efetivamente, quando coletaram amostras da água e do solo do Ribeirão, realizaram a panfletagem e entrevistas tanto no entorno do Ribeirão dos Cavalos, quanto na praça Peixoto Gomide, local de grande fluxo de pessoas diariamente.
A escola Peixoto Gomide por ser uma escola do Programa de Ensino Integral pode destinar o tempo referente ao Clube para que os estudantes pudessem ter um Clube de Geografia, onde foram orientados pela professora Aline Graciano e Natan Rolim e dessa forma desenvolver as ações sobre o Projeto.
No período da manhã, os estudantes realizaram um tour pela Cidade Universitária, indo até o Museu de Zootecnia e Medicina Veterinária, com uma visita monitorada e almoçaram no Restaurante Universitário Central, também conhecido como Bandejão Central. O almoço por sinal é custeado pela Universidade e os estudantes almoçam junto com os universitários.
O dia 25 de outubro foi o ápice do projeto, pois os estudantes puderam apresentar no período da tarde o projeto desenvolvido para o público que estava presente no auditório Milton Santos, que fica no prédio onde está o departamento de Geografia na FFLCH, dentro da Cidade Universitária.
A coordenadora de gestão escolar da Escola Estadual Peixoto Gomide, Adriana Dalva de Oliveira, comentou sobre a presença dos alunos na Semana de Geografia. “Foi gratificante presenciar a apresentação dos estudantes, eles demonstraram autonomia, protagonismo, competência e solidariedade, eles são capazes e tem um jeito próprio de comunicar seus anseios e falar com o público, que a escola pública e de qualidade possa continuar transformando pessoas e construindo saberes para a vida em sociedade”.
O estudante de Licenciatura em Geografia da USP e monitor da escola Peixoto Gomide, Vagner Luíz, também falou sobre o projeto dos alunos. “A apresentação do projeto da escola Peixoto Gomide deixou evidente a preocupação dos professores com horas de trabalho que transcendem seus horários diários e impactam diretamente na vida dos estudantes e os estudantes por sua vez que se mostram motivados em estar na Universidade, isso vai além de qualquer remuneração. Agradeço a professora Adriana Oliveira, professora Aline Graciano e Professor Natan Rolim por essa luta incansável em defesa de uma escola pública de qualidade”.
Estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Peixoto Gomide, Henrique Goeks participou inteiramente do desenvolvimento e apresentação do projeto e contou brevemente sobre. “Bom, foi uma experiência muito boa e gratificante poder fazer parte dessa apresentação na USP, foi muito importante para o meu desenvolvimento e do projeto, só tenho a agradecer essa oportunidade”.
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