Início Cidade Escolas Estaduais reabrem para atividades na terça-feira

Escolas Estaduais reabrem para atividades na terça-feira

109
0
Segundo a Secretaria de Educação do Estado, na Diretoria de Ensino de Itapetininga são aproximadamente 14 mil alunos, nesta fase as escolas podem receber 20% dos alunos.
publicidade

Está marcada para a próxima terça-feira, dia 08, retomada das atividades nas escolas estaduais. Segundo a Secretaria de Educação do Estado, na Diretoria de Ensino de Itapetininga são aproximadamente 14 mil alunos, nesta fase as escolas podem receber 20% dos alunos.

De acordo com o governo do Estado, os professores da rede estadual que aumentarem a carga horária para participar das atividades presenciais nas escolas, a partir do próximo dia 8 de setembro, receberão um valor adicional sobre o salário.

O retorno no dia 8 de setembro não é obrigatório e deve ocorrer, ou não, mediante escuta da comunidade escolar. Os municípios também têm autonomia de interferir no calendário, embasados por dados epidemiológicos de suas regiões.

As atividades presenciais poderão ocorrer somente em unidades escolares localizadas em áreas classificadas, no período anterior de 28 dias consecutivos, na fase amarela do Plano São Paulo. As escolas estaduais que retornarem poderão receber, no máximo, 20% dos alunos por dia, independente da etapa do ensino.

Já as redes municipais e privadas devem seguir o decreto do governo do estado que prevê o limite de 35% para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, e 20% para anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Todas as unidades também ficam autorizadas a funcionar em horário reduzido.

Atividades permitidas

publicidade

No caso de as atividades presenciais serem retomadas, a oferta de atividades deve ser planejada com a comunidade. Dentre as atividades possíveis estão: atividades de reforço e recuperação da aprendizagem; acolhimento emocional; orientação de estudos e tutoria pedagógica; plantão de dúvidas; avaliação diagnóstica e formativa; atividades esportivas e culturais.

Prevê-se, ainda, a possibilidade da utilização da infraestrutura de tecnologia da informação da escola para estudo e acompanhamento das atividades escolares não presenciais para os alunos que não conseguem o fazer de suas casas.

Os estudantes que compõem o grupo de riscos devem permanecer em casa fazendo as atividades remotas. Também é recomendável que os profissionais que estejam neste grupo não retornem ao trabalho presencialmente.

Rede Municipal

A prefeitura informou que o tema foi discutido com segmentos da educação municipal e estadual. Uma pesquisa enviada aos pais também está sendo tabulada para que seja tomada uma decisão em conjunto.

Segundo a prefeitura, também foi realizada no dia 27 de agosto uma reunião com os representantes de escolas particulares sobre o tema. Nesta videoconferência foi solicitado que as escolas particulares elaborassem e apresentassem junto à secretaria da Saúde um plano com as medidas sanitárias de segurança com relação a seus estabelecimentos de ensino.

publicidade

Ainda de acordo com o executivo, neste primeiro momento, poucos representantes se mostraram propensos a uma retomada. Uma próxima reunião está agendada para a próxima semana, no Auditório anexo ao Paço Municipal para que os representantes apresentem seus planos e esclareçam suas dúvidas junto com representantes da Vigilância Epidemiológica e do HLOB. Na ocasião também serão apresentados os números do município com relação à pandemia.

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui